O chefe do Instagram, Adam Mosseri, divulgou hoje no blog da empresa o novo design da tela inicial do aplicativo, o qual foi modificado para dar mais destaque aos recursos Reels (clone concorrente do TikTok) e Loja.
Mais especificamente, o novo design removeu os botões “Atividade” e “Foto” (os quais foram realocados para a parte superior da tela inicial) e adicionou as novas abas “Reels” e “Loja” na barra inferior do app.
De acordo com o Instagram, as mudanças são reflexos da nova forma de consumo dos usuários — principalmente do público mais jovem — durante a pandemia.
No Instagram, nosso foco sempre foi o público jovem e os criadores de conteúdo, porque são eles que lançam tendências. As mudanças estão acontecendo rapidamente agora, incluindo a forma como esses dois grupos usam o Instagram e interagem com o mundo. Este ano, com a pandemia fazendo com que grande parte do mundo fique em isolamento, vimos uma explosão em vídeos curtos e divertidos no Instagram. Também vimos uma quantidade incrível de compras online, com mais e mais pessoas comprando pela internet. E percebemos o movimento do público jovem procurando seus criadores de conteúdo favoritos para obter recomendações sobre o que comprar.
O Instagram afirma, ainda, que o receio da empresa é “não se adaptar às mudanças e se tornar irrelevante”, fazendo com que eles levem essas mudanças “muito a sério”.
Estamos animados com o novo design e acreditamos que ele traz para o aplicativo uma atualização muito necessária, ao mesmo tempo em que nos mantemos fiéis ao nosso valor principal que é a simplicidade.
Fato é que, independentemente se você gosta/usa ou não os recursos Reels e Loja, agora vai ter que aturar os novos botões na tela inicial — mas vai que você acaba se afeiçoando por esses recursos, quem sabe?