A esse ponto, certamente é chover no molhado dizer que as lojas de aplicativos (e a App Store em especial) bateram todos os recordes nos últimos meses — o que é facilmente explicável pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), o período de isolamento social e os bilhões de pessoas entediadas em casa, baixando/comprando apps para trabalho, estudo e diversão.
Sobre esse último aspecto, o primeiro semestre de 2020 foi imbatível: de acordo com dados da Sensor Tower e da Statista, a App Store gerou uma receita recorde de US$22,2 bilhões nos seis meses iniciais do ano somente com jogos.
A divisão entre trimestres foi quase igualitária: no período de abril a junho, jogos na App Store geraram US$11,6 bilhões em receita, pouco mais do que o valor gerado no primeiro trimestre. E, como de costume, a loja da Maçã superou com folga o Google Play em faturamento: a gigante de Mountain View gerou uma receita de US$14,6 bilhões no primeiro semestre, 52% a menos que a Apple.
Obviamente, ainda assim, o Google Play é muito maior do que a App Store em números gerais: foram 22,8 bilhões de downloads de jogos para a loja do Google no primeiro semestre, contra 5,7 bilhões para a da Maçã.
O Battle Royale PUBG MOBILE — concorrente direto do polêmico Fortnite — foi o título que mais gerou receita na App Store e no ranking geral da Sensor Tower, como mostra a lista abaixo:
Vamos ver, agora, se o ânimo gastadeiro dos gamers persistirá no segundo semestre, conforme as coisas vão (com sorte) voltando ao normal.
via GSMArena.com