As empreitadas da Apple no mercado empresarial continuam a gerar frutos deveras polpudos. A Maçã está anunciando hoje uma parceria com a Salesforce, gigante da área de software empresarial que desenvolve soluções sob demanda para companhias de todos os tipos e tamanhos.
O foco da parceria é um só — o iOS, que, como comentamos recentemente, já é uma das plataformas dominantes no mercado empresarial e só tem a ganhar ainda mais com as novidades.
iOS + @Salesforce = powerful tools and customer experiences right on iPhone and iPad. Changing the way business is done! https://t.co/ZVEwHJwHHQ
— Tim Cook (@tim_cook) 24 de setembro de 2018
iOS + Salesforce = ferramentas poderosas e experiências para o consumidor diretamente no iPhone e no iPad. Mudando a forma com que negócios são feitos!
O que muda a partir de agora é que a Salesforce dará ainda mais atenção ao sistema operacional móvel da Apple em uma série de iniciativas. A primeira delas é uma atualização completa do app Salesforce Mobile para iOS que trará as “experiências ricas” do sistema e integrará o aplicativo a várias tecnologias oferecidas pela Apple, como a Siri (e os seus novos Atalhos), o Face ID e o Business Chat. O update deverá chegar no início de 2019.
Além disso, a empresa lançará uma versão móvel da plataforma de aprendizado Trailhead exclusiva para o iOS, permitindo que pequenas e médias empresas obtenham experiência com o ecossistema da Salesforce diretamente dos seus iPhones e iPads.
As duas empresas estão desenvolvendo ainda um pacote de desenvolvimento de software (software development kit, ou SDK) otimizado para a linguagem de programação Swift, da Apple, que permitirá a desenvolvedores do mundo inteiro criarem aplicativos para iOS baseados na plataforma Salesforce Lightning, levando a administração e gestão de empresas também para os dispositivos móveis da Maçã. Para complementar a novidade, a Apple está lançando hoje na Trailhead um curso chamado Get Started with iOS App Development (Primeiros Passos para o Desenvolvimento de Apps para iOS).
O anúncio da “parceria estratégica” tem um timing interessante, já que amanhã a Salesforce dá início à sua enorme conferência anual para clientes, conhecida como Dreamforce — lá mesmo, os participantes poderão ver as primeiras aplicações práticas da união dessas forças.