O melhor pedaço da Maçã.
iPhone com Carregamento Sem Fio

Acessório para recarga sem fio do “iPhone 8” poderá chegar um tempo depois do aparelho em si

Já há um certo consenso, nos rumores (e isso desde o fim do ano passado), de que o “iPhone 8” oferecerá algum tipo de recarga sem fio. Há dúvida quanto aos “iPhones 7s/7s Plus”, também aguardados para este ano, mas como espera-se um upgrade incremental para eles não seria surpreendente que ficassem de fora da brincadeira.

Publicidade

Focando no “iPhone 8”, por muito tempo falou-se por aí que a Apple estaria trabalhando em algum tipo de recarga não só sem fio, mas também sem contato nenhum — isso explicaria, por exemplo, por que a empresa teria cinco grupos diferentes trabalhando em soluções de carregamento sem fio nos seus laboratórios. Se o “iPhone 8” vier mesmo com alguma tecnologia desse tipo (independentemente da distância máxima suportada — creio que mesmo uns 30cm já seriam sensacionais), e isso ainda é uma possibilidade, ela realmente colocará no mercado algo totalmente novo.

A outra possibilidade, esta bem “meh”, é que o aparelho simplesmente incorpore uma tradicional tecnologia de recarga sem fio por indução (com contato) — tal como a própria Apple já utiliza no Watch e tal como vemos em vários smartphones com Android há anos. Temos discutido, em podcasts recentes, o quanto isso seria um balde de água fria para os consumidores considerando o tempo que a Apple levou para implementar algo do tipo no iPhone — mesmo que ela justifique o atraso, por exemplo, dizendo que até agora a performance de recarga por indução não era satisfatória (ou qualquer coisa do tipo).

Seja de um jeito ou de outro, o que também já é um certo consenso é que o acessório responsável por essa recarga sem fio será vendido à parte. Isso foi dito há meses pelo MACお宝鑑定団のBlog, corroborado há poucos dias pelo analista Ming-Chi Kuo (da KGI Securities) e agora quem falou o mesmo foi John Gruber:

Publicidade

Não só isso, mas fontes de Gruber acham que a novidade não estará pronta para o lançamento do “iPhone 8”. Ela chegaria algum tempo depois, provavelmente junto do iOS 11.1.

Eu sinceramente fiquei empolgado com essa informação e espero que a fonte de Gruber esteja certa. Obviamente não digo isso pelo atraso em si, mas porque, se a coisa realmente for atrasar, acho ainda mais improvável que a tal recarga seja simplesmente por indução. Não é possível que a Apple tenha levado anos para implementar no iPhone uma tecnologia que já é padrão na indústria (o Qi) e que ela ainda não esteja redondinha. Deve haver algo a mais nisso aí, algo mais sofisticado.

Publicidade

Ao mesmo tempo, o fato de tal acessório ser vendido à parte me deixa com uma pulga atrás da orelha. Pessoalmente, eu teria pouquíssimo interesse nesse acessório se a recarga for mesmo por indução, afinal, não dá nem para usar o smartphone direito enquanto ele está recarregando sobre uma base. Por outro lado, se for a tal recarga sem fio e sem contato, será um acessório praticamente “obrigatório” (“no-brainer”) para qualquer pessoa que for comprar esse iPhone novo — ou seja, o preço do acessório terá que ser somado ao do aparelho para termos a noção real de quanto ele custará.

Embora os rumores sobre o “iPhone 8” estejam pipocando aos montes este ano, o mais legal é que há muita informação cruzada/incerta. Isto é, há ainda muita coisa indefinida quanto ao que veremos a Apple lançar, de fato, em setembro.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tópicos do MM Fórum: iPhone preso em modo de recuperação, fotos vs. espaço, iMac como monitor para videogame e mais!

Próx. Post

A US$5 bilhões, Apple Park é o 3º prédio mais caro já construído em todo o mundo

Posts Relacionados