O melhor pedaço da Maçã.

MacBook Air de 15″: executivas da Apple comentam tela, bateria e mais

Pessoa segurando o MacBook Air de 15 polegadas na área de hands-on da WWDC23

Após vários rumores, o MacBook Air de 15,3 polegadas foi finalmente anunciado na WWDC23. Apesar de ser bastante parecido com o seu irmão menor, que tem exatas 13,6″, o novo modelo conta com algumas diferenças além do tamanho, como dois woofers a mais no sistema de som — bem como desafios diferentes no seu processo de criação/produção.

Publicidade

Assim como foi feito no ano passado com o modelo anterior, a vice-presidente de engenharia de hardware da Apple, Kate Bergeron, e Laura Metz, da equipe de marketing de produto do Mac, deram mais detalhes sobre o novo MacBook em uma entrevista, desta vez ao Tom’s Guide. Além de ressaltarem o que foi apresentado, elas também contaram mais detalhes dos bastidores do processo de criação da máquina.

Inicialmente, quanto ao processo de estratégia de produto, Metz afirmou que foi importante observar que existe um número considerável de pessoas que usam laptops de 15″, mas que não precisam de uma potência tão grande. Dessa forma, lançar um produto com o Apple Silicon e com um tamanho de tela maior foi uma tentativa de capturar parte desse mercado.

Bergeron também explicou a razão de a Apple escolher um display de exatas 15,3″ em vez de qualquer outro tamanho. Segundo ela, a equipe de desenvolvimento da empresa conseguiu esse pedacinho a mais de tela em razão de questões de engenharia, para que o vidro ficasse bem ajustado em ambos os lados. Em relação à espessura, ela disse que foi necessário chegar a 11,5 milímetros (em vez dos 11,3mm do modelo menor) por causa da estrutura do display, do seu adesivo e do processo para acoplá-lo ao chassi do dispositivo.

A executiva chamou atenção, ainda, para os seis woofers dos alto-falantes — dois a mais que o modelo de 13,6″, como falamos —, o que oferece um som mais potente. Outro componente que cresceu junto à tela do Mac foi o trackpad, que ficou um pouco maior, além, claro, da bateria, a qual precisou aumentar para acompanhar a maior demanda por energia do MacBook — encabeçada justamente pela tela maior.

Publicidade

Falando em bateria, Bergeron afirmou que, para alcançar as 18 horas de duração prometidas, foi necessário um processo de otimização que considera o hardware, o software e o padrão de uso dos donos de MacBooks Air. De acordo com ela, a maioria das pessoas com a máquina ou executam tarefas leves, como assistir a vídeos, ou passam breves períodos em programas mais pesados, logo colocando-os em segundo plano.

Dessa forma, foi feita uma otimização inteligente no sistema e no processador, de modo a ajustar os níveis de energia usados a partir do que está sendo feito e, assim, economizar a bateria. Também existe um trabalho junto a parceiros para tornar a codificação e a decodificação de vídeos mais eficiente.

Publicidade

Metz, por sua vez, comentou o posicionamento do MacBook Air de 15,3″ na linha de produtos da empresa, o qual foi feito de modo a evitar canibalizar vendas do modelo Pro. Para ela, o novo computador mantém-se fiel ao propósito da linha Air, oferecendo um design bastante fino e leve, além de um bom desempenho. Continua existindo, porém, uma separação clara entre a máquina e a linha Pro, que conta com muito mais poder de processamento.

Também foi perguntado a elas com relação à possibilidade de ter incluído mais portas no novo produto, embora a resposta tenha sido de que se prezou por manter as mesmas do outro MacBook Air. Metz lembrou, ainda, que todas as versões do modelo de 15,3″ vêm com o adaptador de energia de 35W, que tem duas portas USB-C.

Outro aspecto destacado por Bergeron foi a escolha de materiais usados no computador. Apesar de se manter aberta a outras opções, a Apple prefere o uso da liga de alumínio pela liberdade em construir o computador a contento, bem como pela maior condutividade, que é um pouco melhor que a do magnésio, por exemplo.

Publicidade

No mais, foi lembrado que as dificuldades de engenharia por trás de um produto são, em geral, bastante maiores do que os consumidores imaginam. A ideia da empresa é que os MacBooks (em geral) seja duráveis e bem construídos, suprindo as expectativas das pessoas em relação à Apple e fazendo tudo possível para tal.


Comprar MacBooks Air de 13″ e 15″ de Apple Preço à vista: a partir de R$9.899,10
Preço parcelado: a partir de R$10.999,00 em até 12x
Cores: meia-noite, estelar, cinza-espacial ou prateado
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos) ou M3 (CPU de 8 núcleos; GPU de 8 ou 10 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB ou 24GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB ou 2TB
Adaptador de energia: 30W, 35W (duas portas) ou 70W

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Mega Saldão de Inverno da HUAWEI: 6 produtos com até 50% de desconto

Próx. Post

Vídeo: aqui está o MacBook Air de 15 polegadas!

Posts Relacionados