O melhor pedaço da Maçã.

Apple dificulta interrupção do compartilhamento de dados em apps, indica pesquisa

Um novo estudo sobre privacidade realizado pela Universidade de Aalto (na Finlândia) chegou à conclusão de que é muito difícil para os usuários interromper o compartilhamento de dados nos aplicativos nativos em dispositivos da Apple — o que vai de encontro ao ideal público da empresa relacionado ao tema.

Publicidade

A pesquisa se concentrou em oito aplicativos/serviços dos sistemas — Safari, Siri, Compartilhamento Familiar, iMessage, FaceTime, Serviços de Localização, Buscar (Find My) e Touch ID —, com os pesquisadores coletando todas as informações relacionadas à privacidade disponibilizadas publicamente pela Apple.

O chefe do departamento de ciência da computação da Aalto, Janne Lindqvist, destacou que as interfaces dos sistemas da Maçã dificultam que os usuários saibam o que está acontecendo. Desativar a Siri na tela de configuração principal, por exemplo, significa desativar a ativação da assistente por voz, mas ela continua coletando e compartilhando dados em background — a menos que o usuário saiba exatamente como desativar isso nos Ajustes.

Um outro pesquisador da Aalto, Amel Bourdocen, destacou que as instruções online para restringir o acesso aos dados “são muito complexas e confusas”, com as etapas espalhadas em diferentes locais: “Não há uma direção clara sobre se deve ir às configurações do aplicativo, às configurações centrais — ou mesmo ambos”, opinou.

Publicidade

Em um experimento com usuários, os pesquisadores descobriram que a maioria não conseguiu impedir que os aplicativos compartilhem seus dados com outros apps e que encontrar as configurações de privacidade é um caminho demorado, o que faz com que os usuários se percam facilmente.

O estudo lista uma série de sugestões sobre como a Apple poderia esclarecer melhor as configurações de privacidade e melhorar suas diretrizes: “A Apple poderia informar seus usuários muito mais claramente do que faz hoje”, opinou Lindqvist.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Raycast AI ganha suporte a modelos da Perplexity, da Anthropic e mais

Próx. Post

Juiz deixa o caso do DoJ contra a Apple nos EUA por conflito de interesses

Posts Relacionados