Um dos capítulos mais bizarros da história recente da Apple pode estar para acabar: de acordo com o MacRumors, a gigante de Cupertino entrou em negociações para chegar a um acordo com a startup Prepear, responsável por um aplicativo de alimentação saudável com um logo (nada) parecido com o da Maçã.
Para quem não acompanhou a história, rememoro: em agosto passado, a Apple apresentou uma objeção oficial ao pedido de registro do logo da Prepear — o contorno cartunesco (e verde) de uma pera, com uma folhinha caída para a direita. Segundo a Maçã, o logo da startup era similar ao seu num grau além do aceitável por “consistir num design de fruta minimalista com uma folha rotacionada à direita”; a gigante chegou a levar a briga ao Canadá, reforçando sua posição.
Agora, parece que a coisa toda poderá encontrar um final… não necessariamente feliz. Documentos publicados recentemente pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) indicam que os procedimentos legais do caso sejam suspensos por 30 dias, enquanto “as duas partes realizam negociações para chegar a um acordo” sobre o imbróglio.
A pausa vai até o dia 23 de janeiro próximo, mas ambas as empresas podem solicitar a retomada dos procedimentos legais a qualquer momento caso não estejam satisfeitas com o acordo. Caso nenhuma das duas se pronuncie, o julgamento voltará no dia marcado — e aí teremos de aguardar mais um tempo para sabermos quem se sairá melhor na disputa, já que as audiências iniciais estão previstas somente para dezembro do ano que vem.
Enquanto isso, o aplicativo Prepear continua disponível na App Store e no Google Play, com direito ao logo de pera. Fica a torcida para que a startup, que chegou a fazer um abaixo-assinado com mais de 220 mil assinaturas e teve de demitir um funcionário (de um total de cinco), consiga se manter em meio a essa briga de Davi contra Golias.