O melhor pedaço da Maçã.

★ Review: teclado mecânico silencioso Machenike KT68 Pro

Se você já saiu atrás de um teclado externo para o seu computador, é bem provável que tenha esbarrado no universo dos teclados mecânicos. Embora estejam longe de ser uma novidade, esses periféricos ganharam uma verdadeira legião de fãs nos últimos anos que foram fisgados pela responsividade e pelo clique característico dos switches que equipam que esses acessórios.

Publicidade

Minha experiência com esse tipo de produto é parecida. Desde que comprei o meu primeiro teclado mecânico, há quase uma década, nunca mais me acostumei a usar um modelo convencional, especialmente os de notebooks. Para mim, o feedback tátil proporcionado por esses teclados torna a experiência de se digitar muito mais prazerosa e, acima de tudo, confortável.

Contudo, é verdade que os teclados mecânicos não são perfeitos. Uma das principais reclamações é o barulho característico dos seus switches, o qual pode variar de intensidade dependendo do modelo escolhido. Por mais que as vantagens dos teclados mecânicos sejam inúmeras, confesso que digitar num treco desses à noite, quando todo mundo a sua volta está dormindo, não é lá uma das experiências mais agradáveis do mundo. 😅

Foi por isso que aceitei o convite da Machenike para testar o KT68 Pro, o seu mais novo teclado mecânico que tem a proposta de justamente ser o mais silencioso possível ao mesmo tempo em que entrega todos os benefícios dessa categoria de produto. O Rafa, há alguns dias, nos trouxe um vídeo com unboxing e hands-on dele:

YouTube video

Afinal, seria esse o teclado capaz de unir todas as tribos?

Visual e primeiras impressões

O KT68 Pro é um acessório com um design bastante único. Ele mistura elementos que lembram uma máquina de escrever clássica e modelos de teclados mais recentes — especialmente no lado gamer da força.

Publicidade

O teclado está disponível em duas opções de cores (preto e branco), sendo que as duas contam com um plástico transparente que lhe permite ver as entranhas do acessório. O modelo que a Machenike me enviou foi o branco — a meu ver o mais bonito dos dois, já que sua iluminação RGB fica ainda mais evidente.

É claro, não tem como ignorar a tela LED1Light emitting diode, ou diodo emissor de luz. de 9,1 polegadas, posicionada logo acima da primeira fileira de teclas. Deixando as teclas ultra-silenciosas de lado por um momento, essa tela é definitivamente o grande chamariz do teclado, já que ela é totalmente personalizável e pode ser configurada para exibir uma miríade de informações.

Você pode usar essa tela para exibir coisas como a velocidade da sua internet, o uso de CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento., o nível da bateria do teclado e até mesmo um alerta de sedentarismo que lhe lembra de levantar da cadeira um pouquinho depois de um tempo trabalhando ou jogando. O mais legal, entretanto, é criar os seus próprios efeitos e animações usando o driver do teclado no seu PC.

O KT68 Pro, como o seu próprio nome indica, conta com um total de 68 teclas, o que o torna razoavelmente compacto. Esse layout, é claro, vem com algumas concessões: nada de teclado numérico ou das clássicas teclas de função (F1 até F12) — ausências que são parcialmente compensadas pela pequena alavanca no canto superior direito e pela rodinha de volume à la máquina de escrever no lado esquerdo.

Publicidade

Por falar nisso, a alavanca é outro aspecto desse teclado que também pode ser personalizado. Por padrão, ela minimiza todos os apps abertos e leva o usuário de volta para a área de trabalho, mas também é possível usá-la como um controle de mídia, como um botão qualquer do mouse/teclado e até mesmo como um atalho para um app ou site, entre outras coisas.

Publicidade

Todas essas opções, assim como no caso da tela de LED, podem ser acessadas pelo driver do teclado, que também lhe deixa personalizar todas as suas outras 68 teclas com macros e outros atalhos. Pessoalmente, gosto de usar a alavanca para dar play/pause numa música ou podcast enquanto estou jogando ou estudando, por exemplo.

Todas as teclas, incluindo os switches Gatheron North Pole 2.0 — que apelam tanto para entusiastas quanto para usuários mais casuais —, podem ser trocadas individualmente caso alguma coisa quebre ou o usuário simplesmente decida mudar o visual do acessório. Existem duas opções de switches para o KT68 Pro: o North Pole Yellow-Linear (digitação linear com uma força de operação de 50g) e o North Pole Dark Brown-Paragraph (feedback tátil mais acentuado com uma força de operação de 55g).

As dimensões do KT68 Pro são de 327×145×41mm, sendo que ele pesa cerca de 952 gramas.

Conectividade e bateria

Se você é que nem eu e odeia fios, o KT68 Pro é uma ótima pedida. Ele tem conexão Bluetooth (2,4/5G) e também pode ser usado com um cabo caso o nível de bateria esteja baixo. O teclado vem com um cabo USB-C para USB-A trançado com conectores banhados a ouro para evitar oxidação.

Para que isso tudo seja possível, o periférico conta com uma bateria interna de 4.000mAh que pode ser recarregada através de uma entrada USB-C na parte de cima do teclado. Ela nunca chegou a me deixar na mão, uma vez que intercalei o uso do teclado com o cabo e com ele conectado por Bluetooth, mas é provável que você consiga passar umas boas semanas com uma carga só — principalmente se desligar a iluminação.

O nível da bateria pode ser checado tanto por um dos vários efeitos da tela de LED quanto por uma luzinha vermelha no canto superior direito do teclado. Ao lado da entrada USB-C, é possível encontrar uma chavinha que serve para colocar o teclado no modo sem fio ou cabeado.

Experiência de uso e teste de som

Eu testei a versão do KT68 Pro com o switch North Pole Yellow-Linear, o que foi bastante interessante dado que o meu teclado pessoal tem um mecanismo bem mais “clicky” (e barulhento). O acionamento das teclas, como esperado, é extremamente suave, o que torna a digitação muito mais confortável e satisfatória.

Sinto que consigo digitar nesse teclado por muito mais tempo sem que minha mão comece a ficar cansada, embora ache que um nível um pouco maior de feedback tátil seria bem-vindo — talvez o modelo com o switch North Pole Dark Brown-Paragraph fosse o mais indicado para mim.

Outra coisa bem bacana é que o teclado conta com três níveis de ajustes de altura. Assim, você consegue colocá-lo exatamente na altura mais confortável para você.

Em termos de som, o KT68 Pro cumpre o que promete. Ele é drasticamente mais silencioso do que qualquer outro teclado mecânico que eu já testei (incluindo alguns de membrana), embora não chegue no nível de silêncio de um teclado não mecânico de notebook, por exemplo. Com ele, você consegue jogar à noite sem acordar todo mundo na sua casa ou irritar o seu vizinho.

Eis um breve teste de som:

O teclado perde um pouco do seu brilho quando conectado a um dispositivo móvel, vale notar. Como a Machenike não tem um app para essas plataformas que permita personalizá-lo assim como no PC, você perde boa parte dos efeitos da tela de LED quando usa o acessório com um iPad, por exemplo. Ademais, a ausência de teclas extras com os símbolos ⌘ command e ⌥ option também prejudicam um pouco a experiência nos sistemas da Apple.

Conclusão e onde comprar

Apesar da sua ótima experiência de digitação, sinto que o KT68 Pro não é para todo mundo. Se você está à procura de um bom teclado para trabalhar e jogar alguma coisa de vez em quando, ele é perfeito. Mas se você, como eu, não é lá muito fã dessa estética gamer ou simplesmente não costuma jogar com frequência, saiba que existem outras opções bem mais sóbrias no mercado — inclusive da própria Machenike!

A tela de LED é legal e lembra bastante a Touch Bar do MacBook Pro de 13″, mesmo não sendo sensível ao toque. Entretanto, assim como o recurso da Maçã, é algo bem “gimmicky” e que você acaba não usando com tanta frequência. No mais, ela ainda não conta com um software de controle para macOS, só sendo possível fazer esses ajustes rodando o Windows.

Seria legal ver a Machenike adicionar a possibilidade de criarmos efeitos parecidos com os de uso da CPU e da velocidade da internet em vez de apenas textos e animações, tal como um contador de notificações ou um que mostre a taxa de quadros de um jogo em tempo real.

Também gostaria de ver uma versão desse teclado com um layout completo, ou seja, com direito a um teclado numérico e teclas de função. Pelo menos para mim, essas duas coisas fazem bastante falta em softwares como o Blender, por exemplo.

Dito isso, creio que o KT68 Pro vale, sim, o seu investimento. Ele entrega tudo o que promete e conta com um acabamento digno de um produto topo-de-linha. Se você é um gamer e está buscando um teclado silencioso e versátil, ele claramente é uma das melhores opções no mercado!

O KT68 Pro já está em pré-venda no Kickstarter por US$179 (excluindo frete/taxas). A partir de março, o preço de varejo do novo produto subirá para US$219. Então não perca tempo e corra para pegar esse baita teclado com um ótimo desconto!

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: Este é um artigo escrito pelo MacMagazine, fruto de um acordo comercial com um anunciante que não influenciou a nossa opinião.

Notas de rodapé

  • 1
    Light emitting diode, ou diodo emissor de luz.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição CCLXXII

Próx. Post

Renders mostram como deverá ser o “iPhone 15 Plus”

Posts Relacionados