O melhor pedaço da Maçã.

Alerta: os jogos mais rentáveis de 2016 estão “descendo a ladeira” na App Store americana

Não é novidade que lançamentos, em geral, tendem a diminuir a rentabilidade e o hype depois de um certo período. E isso é especialmente verdade para jogos — todo dia surge um mais interessante do que o outro. Portanto, podemos dizer que permanecer no topo é tão ou mais difícil do que chegar lá.

Publicidade

Conforme mostra a firma de análise de dados Sensor Tower, os games no Top 10 mais rentáveis vêm sofrendo queda constante e têm sentido uma certa dificuldade para manterem o lucro crescente.

Jogos Top rentáveis de 2016 a 2017

No gráfico acima, podemos ver alguns dos jogos mais rentáveis nos Estados Unidos, todos com compras internas (In-App Purchases) e que arrecadaram acima de US$10 milhões em um único mês. Partindo dos seus primeiros meses de vida e indo até o 14º (em alguns casos; em outros o jogo ainda não tem essa vida toda), é possível verificar que nenhum dos apps conseguiu permanecer com seu melhor número durante muito tempo.

Publicidade

O fenômeno Pokémon GO, por exemplo, conquistou o seu maior lucro no mês em que foi lançado (julho do ano passado), alcançando US$50,6 milhões. Como já sabemos, os ânimos foram se acalmando ao longo do tempo.

Já o jogo Clash Royale, da Supercell, teve um lançamento também considerável e depois diminuiu bastante. Entretanto, diferentemente do jogo da Niantic, ele conseguiu se superar bem, tanto que ainda permanece no topo em diversas lojas (inclusive a brasileira).

Algo que tem feito bastante diferença nos jogos mais rentáveis são os eventos que as empresas soltam, sabiamente, a fim de dar novos ares e chamar a atenção de mais jogadores. Foi isso que aconteceu com NBA Live, que teve um pico súbito meses depois do seu lançamento.

Publicidade

Apesar de os dados serem interessantes, eles somente mostram a realidade da App Store americana; aqui no Brasil, a história é um pouco diferente. Isso porque não há ainda nenhuma fonte de dados exatos além da lista que podemos todos acessar na iTunes ou na própria App Store. A fim de comparação, abaixo estão as listas dos jogos mais rentáveis de hoje no Brasil e nos Estados Unidos:

Top apps rentáveis na App Store brasileira
Top apps rentáveis na App Store brasileira
Top apps rentáveis na App Store americana
Top apps rentáveis na App Store americana

Aliás, quem é Super Mario Run na fila do pão? Como vimos no gráfico, ele chegou tão bem e agora, no ranking brasileiro dos mais rentáveis, o coitado está na 64ª posição — nos EUA, ele está em 169º! Como bem lembrou o Recode, pode ser que o robusto valor de US$10 (compra interna) tenha assustado um pouco o público — aparentemente é mais fácil apostar em vendas de menores valores (como é o caso de Pokémon GO e Clash Royale, por exemplo), fazendo com que os jogadores permaneçam pagando por um período mais longo.

Para as empresas destes jogos, análises como estas servem de termômetro para que possam continuar inovando com seus jogos e atraindo a atenção de novos ou mais constantes jogadores.

[via Recode]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Hoje na Apple”: empresa planeja nova experiência educacional para as suas 495 lojas espalhadas pelo mundo

Próx. Post

Review: GoPower Watch, uma bateria externa com carregador integrado para o Apple Watch

Posts Relacionados