O melhor pedaço da Maçã.

App Vincular ao Celular, do Windows 11, pode facilitar stalking

Vincular ao Celular, do Windows 11/Microsoft, com suporte ao iPhone

Há cerca de um mês, o aplicativo Vincular ao Celular, do Windows 11, começou a liberar a compatibilidade com o iOS para todos. O app permite que você veja notificações, mensagens (inclusive do iMessage), bem como fazer/receber ligações pelo computador. A solução contorna as limitações da Apple comunicando-se com o iPhone por meio do Bluetooth, similar a sistemas automotivos.

Publicidade

Ocorre que, de acordo com a empresa de cibersegurança Certo Software, essa “gambiarra” pode facilitar a atuação de pessoas mal intencionadas. Como o processo de emparelhamento entre o smartphone e o computador é bastante simples, não é difícil que alguém que esteja perto de você pegue o seu iPhone eemparelhe-o com um computador, obtendo acesso às suas mensagens, contatos e notificações sem que você perceba.

É necessário, vale notar, que a pessoa tenha acesso físico ao seu dispositivo, baixe o app Ligar ao Windows no iPhone e emparelhe-o com o PC via Bluetooth, tudo isso a uma distância mínima, devido ao alcance da conexão. Todavia, caso o stalker tenha sucesso, sua ação pode passar despercebida pela vítima, já que não há sinais tão claros de que o seu iPhone está conectado ao Vincular ao iPhone.

Apesar de apenas serem mostradas notificações que foram recebidas após o emparelhamento, o conteúdo é exibido pelo app até mesmo com o aparelho bloqueado, o que pode aumentar a vulnerabilidade. Várias informações do seu dispositivo podem ser expostas caso ele seja conectado ao computador de outra pessoa à sua revelia.

Publicidade

Nesse sentido, além de tomar cuidado com o seu iPhone ao estar na presença de outras pessoas — em especial das que estiverem com um computador Windows —, é importante verificar periodicamente os seus dispositivos Bluetooth conectados ao seu iPhone nos Ajustes, em especial aqueles com acesso às notificações.

Se você encontrar algum aparelho desconhecido ou suspeito, basta selecionar a opção para esquecer o dispositivo. Caso não use nenhum dispositivo Bluetooth, deixar o recurso desativado é o ideal, já que isso evita que ele seja mal utilizado e torna mais fácil perceber que há algo de errado. Também vale ficar ligado nos aplicativos recentemente baixados no seu iPhone e, quem sabe, revisar suas permissões.

Ainda de acordo com a Certo Software, já existem relatos de que essa brecha está sendo explorada no ambiente doméstico, considerando que há a necessidade de acesso físico ao aparelho a ser explorado. Desse modo, é bom tomar cuidado para evitar que alguém tenha acesso às suas informações sem que você sequer saiba. 🚨


Ícone do app Ligar ao Windows
Ligar ao Windows de Microsoft Corporation
Compatível com iPhones
Versão 1.24042.3 (16.6 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via TechRepublic

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 16.6, iPadOS 16.6, macOS 13.5, watchOS 9.6 e tvOS 16.6 ganham primeiras betas

Próx. Post

Comparativo revela quais os navegadores com mais privacidade

Posts Relacionados