O mercado automobilístico — e o da tecnologia, como um todo — está cheio de expectativas em torno do provável futuro lançamento do “Apple Car”, projeto de carro autônomo/semi-autônomo da Maçã que, caso saia do papel, ainda demorará uns bons anos para ver a luz do dia.
O que pouca gente sabe é que a Apple já lançou um carro muito antes de dar início ao “Projeto Titan” (como o “Apple Car” é mencionado internamente na empresa). Essa primeira entrada da Maçã no mercado automobilístico foi em 1997, ano em que foi lançado o Clio Apple, parceria da empresa de tecnologia com a Renault.
Quem conhece a história da Apple sabe que esse foi um período para lá de conturbado pra empresa — tanto que foi nesse ano que Steve Jobs foi repatriado, na tentativa (bem-sucedida) de dar sobrevida à companhia. O lançamento de um carro, de certa forma, foi uma tentativa de fazer um “milagre” e ressuscitar a empresa.
O carro nada mais era que uma edição especial do modelo Clio, já conhecido da Renault — só que com a Maçã estampada (ainda colorida) na sua lateral. Sem a extravagância presente nos conceitos atuais do “Apple Car”, ele foi lançado apenas na Espanha com objetivos bem específicos.
Acompanhando um PowerBook 190 e até mesmo um celular, o Clio Apple foi também uma tentativa de impulsionar as vendas do computador; do lado da Renault, foi uma estratégia para atrair o público jovem. O fato de o automóvel acompanhar produtos tecnológicos, inclusive, foi usado como estratégia publicitária pela marca.
Caso o “Apple Car” (se lançado) seja um sucesso, poderemos facilmente comparar a trajetória da Apple no mercado de carros com a de smartphones. Afinal, antes de lançar o iPhone, a empresa apresentou ao mundo o nada saudoso ROKR E1, aparelho com iTunes lançado em parceria com a Motorola, em 2004.
Alguém aí acha que a Maçã vai conseguir repetir o feito?
dica do Miguel Dornaes, via Hardware