Para os que estavam na dúvida se a Apple Brasil também autorizaria a substituição de MagSafes defeituosos, a resposta é, felizmente, “sim”. Depois de ler um artigo publicado no início de maio pelo MacMagazine sobre um processo judicial relacionado em andamento nos Estados Unidos, o leitor Germano Fronza, um dos azarentos afetados pelo problema, resolveu tomar providências.
Lendo um documento oficial de suporte da Apple, ele confirmou que qualquer dono de produto da Apple com MagSafe pode realizar a troca do adaptador, mesmo que a garantia do mesmo não seja mais válida:
Mesmo que o produto esteja fora da garantia, você pode levar o adaptador a uma assistência técnica autorizada da Apple ou a uma revendedora local da Apple para avaliação e substituição, se necessário. Você pode receber um novo adaptador, sem qualquer custo, desde que não haja sinais de danos acidentais.
No caso dele, especificamente, o problema começou a ocorrer do nada. Um dia, ele estava usando o MacBook conectado à tomada e, de repente, o laptop passou a funcionar na bateria e o LED de carga do MagSafe apagou. Curiosamente, o adaptador dele nem sequer estava quebrado, entortado ou danificado — apenas parou de cumprir o seu papel. “A única coisa que notei é que o fio do MagSafe estava mais bem grosso perto do conector magnético”, diz ele.
Em contatos preliminares com o 0800 da Apple Brasil, o Germano não teve sucesso algum. Ainda assim, ele insistiu no caso e, através de uma assistência técnica autorizada em Blumenau (SC), conseguiu ser bem atendido e ter seu problema solucionado (apesar de os caras, inicialmente, não estarem cientes do procedimento). Após tal constatação, ele recebeu um MagSafe novinho em apenas dois dias úteis, tendo que deixar o defeituoso com a assistência.
Fica a dica para os que estão passando pelo mesmo problema. 😉