O Yahoo! Buzz acaba de chegar ao mercado para brigar com o gigante e super popular Digg, de forma a contar com a participação e colaboração de usuários de todo o mundo que, juntos, determinam as notícias e artigos mais populares do momento.
Até ontem, apenas algumas centenas de pessoas podiam publicar notícias no Buzz. A estratégia foi muito bem pensada, já que todos os dias o Yahoo! manda artigos do serviço para a sua página inicial — gerando imenso tráfego para os sites linkados. Agora, qualquer um pode se registrar e participar na inserção de conteúdos — apesar de que, inicialmente, ele será focado nos norte-americanos.
Ao contrário do Digg, porém, a promoção de matérias passa por uma filtragem editorial do próprio Yahoo! — até porque ele precisa proteger e manter a credibilidade da sua marca. Espera-se, no mínimo, que tais escolhas sejam as mais neutras possíveis e acompanhem a popularidade definida pelos seus usuários, é claro.
Em compensação, o alcance de divulgação do que chega à sua home-page é tremendo. Caso você não saiba, o yahoo.com é o site mais visitado do mundo. Só em abril, o Buzz já registrou 7 milhões de visitantes únicos nos Estados Unidos — contra 6 milhões do Digg.
Editores de sites já tem à disposição diversos botões de formatos dos mais variados para adicionarem aos seus sites.