O melhor pedaço da Maçã.

Chip M1 reduz drasticamente consumo energético do Mac mini

Mac mini com chip Apple A1 visto de cima em frente a Pro Display XDR

Recentemente, a Apple adicionou o novo Mac mini (com chip M1) à página de suporte na qual lista o consumo energético e a capacidade térmica de todos os modelos — incluindo o primeirão, de 2005, que usava uma CPU1Central processing unit, ou unidade central de processamento. PowerPC G4, passando pelos modelos com chips da Intel.

Publicidade

Principalmente a partir de 2014, a relação entre o consumo energético e a capacidade térmica do Mac mini melhorou significativamente (com exceção do modelo de 2018) — mas só com o chip M1 é que as coisas ficaram realmente surpreendentes:

Consumo energético e capacidade térmica do Mac mini (2020)
A Apple usa como medidas o Watts (W), para consumo energético; e o BTU (Unidade Térmica Britânica) para a quantidade de troca de calor realizada pela máquina no intervalo de uma hora.

Como analisado por John Gruber, do Daring Fireball, o Mac mini de 2018 consome três vezes mais energia e tem três vezes maior saída térmica do que o Mac mini com M1 — e números muito maiores do que os modelos que esse mesmo substituiu.

No caso do Mac mini com chip M1, é bom levar em conta que ele possui um desempenho muito melhor — tanto que, como avaliado por Gruber, um Mac mini com M1 rodando em velocidade máxima usa pouco mais do consumo energético mínimo (ocioso) do modelo original.

A Apple não divulgou informações sobre o consumo energético ou a capacidade térmica das outras máquinas (MacBooks Air e Pro) com Apple Silicon; não obstante, a companhia havia destacado que seu objetivo com o chip M1 era exatamente esse: reduzir o consumo energético sem afetar o desempenho — e, como temos visto em múltiplos benchmarks, ela alcançou bem a sua meta.


Comprar Mac mini de Apple Preço à vista: a partir de R$6.749,10
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10

Notas de rodapé

  • 1
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beats divulga comerciais da nova edição dos Powerbeats Pro

Próx. Post

Facebook poderá processar a Apple por regras da App Store

Posts Relacionados