O melhor pedaço da Maçã.

AirPods Pro captam som do interior do ouvido para o Áudio Adaptativo

Hadrian / Shutterstock.com
AirPods Pro no ouvido de uma mulher

Com o lançamento do iOS 17 e dos outros sistemas operacionais mais recentes da Apple, os AirPods também receberam atualizações de firmware. A principal novidade desses updates são os novos recursos anunciados principalmente para os AirPods Pro de segunda geração, como o Áudio Adaptativo, o Volume Personalizado e o Detecção de Conversa, além de melhorias na troca automática de dispositivos e um recurso de ativar e desativar o mudo do microfone tocando na haste do fone.

Publicidade

Na medida em que representaram importantes ganhos em matéria de usabilidade, as novidades também envolveram o desenvolvimento de ferramentas com razoável nível de complexidade. Para o funcionamento dos recursos, notadamente do Áudio Adaptativo, foram feitas várias mudanças no firmware dos AirPods, detalhadas em uma entrevista concedida ao TechCrunch.

Foram entrevistados o diretor de marketing de produto Eric Treski e o vice-presidente de sensores e conectividade Ron Huang. Algo interessante revelado por eles é que o microfone dos AirPods capta o som do interior dos ouvidos para detectar com precisão como o som está sendo escutado, em vez de simplesmente usar o nível do volume para tal. Esses dados são usados para melhor calibrar o Áudio Adaptativo e os outros recursos.

A novidade é uma espécie de combinação do Modo Transparência com o Cancelamento Ativo de Ruídos (ANC). Segundo Treski, porém, o Áudio Adaptativo é muito mais preciso que o modo Transparência Adaptativa, lançado anteriormente. O executivo afirmou que a função mais nova não é tão rápida quanto a já existente, na medida em que há um monitoramento em tempo real mais metódico, o qual também considera qual conteúdo está sendo ouvido, modulando o cancelamento de ruídos.

De acordo com Huang, pensou-se em usar o GPS do iPhone para que a função fosse se adaptando ao nível de ruídos presumido do local. Tal ideia, porém, não prosperou, já que diferentes lugares apresentam diferentes níveis de barulho em momentos distintos. Ele também ressaltou a questão de os AirPods Pro de segunda geração com USB-C funcionarem com o chip H2 a 5GHz, o que os faz serem compatíveis com áudio Lossless no Apple Vision Pro.

No caso do Volume Personalizado, por sua vez, há o uso de aprendizagem de máquina e de um banco de dados de preferências dos usuários, além de entender as condições do ambiente para ir ajustando o volume. Dezenas de milhares de horas de diferentes dados foram analisados, de modo a criar uma espécie de algoritmo que associe níveis de volume a preferências, conteúdos ambientes e quantidades de ruídos.

Publicidade

Já no caso da Detecção de Conversa, o desenvolvimento do recurso envolveu a inserção de garantias de bom funcionamento, como a detecção de o próprio usuário falar — para não se confundir com vozes no ambiente —, além do monitoramento dos movimentos por meio do acelerômetro e de outros fatores.

Publicidade

A entrevista completa demonstrou como há uma engenharia de bastante complexidade para que os AirPods pareçam aparelhos “mágicos”, com um funcionamento eficiente e que resolve problemas que os usuários poderiam sequer saber que tinham.


Comprar AirPods Pro (2ª geração) com estojo de recarga MagSafe (USB-C) de Apple Preço à vista: R$2.339,10
Preço parcelado: R$2.599,00 em até 12x

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 17.0.2, iPadOS 17.0.2 e watchOS 10.0.2 já estão disponíveis!

Próx. Post

Senhas do iCloud já estão disponíveis no Chrome e no Edge para Mac

Posts Relacionados