O melhor pedaço da Maçã.
Shutterstock.com
Reparo de Mac

Apple recebe piores notas em reparo de smartphones e laptops

A Apple possui sua cota de produtos que não têm as melhores notas de reparabilidade de todas, como comumente vemos nos desmontes realizados pela iFixit. No entanto, de acordo com uma classificação realizada pelo Grupo de Interesse de Pesquisa Pública (Public Interest Research Group, ou US PIRG) dos Estados Unidos, os iPhones e Macs receberam as piores notas de reparo em relação a smartphones e laptops de outras fabricantes.

Publicidade

Essas descobertas podem não ser surpreendentes, mas os dados para respaldá-los vêm de onde você menos esperava: as próprias empresas. Mais precisamente, essas informações são compartilhadas pelas companhias na França para cumprir com a legislação sobre “índice de reparabilidade”, que entrou em vigor no ano passado.

Como informamos, a lei exige que os fabricantes de dispositivos eletrônicos, incluindo smartphones e laptops, classifiquem cada um de seus produtos com base na facilidade de reparo e disponibilizem essa pontuação, bem como os dados que entraram nele, aos consumidores em sites e pontos de venda.

Para tornar essas informações mais acessíveis aos americanos, o US PIRG, com a ajuda do site de guias de reparo iFixit, compilou as pontuações de reparo de 187 laptops e smartphones disponibilizados na França.

Como é possível conferir acima, das 10 empresas classificadas pelo US PIRG, a Apple recebeu as piores notas, com os 12 modelos recentes dos MacBooks Air/Pro obtendo uma média de 3,16 (de 10 pontos) e 20 modelos de iPhone (desde o iPhone 7) recebendo apenas 2,75 pontos (de 10 no total).

Publicidade

A Microsoft se saiu um pouco melhor em laptops, com média de 4,6 pontos para os 9 laptops Surface mais recentes analisados, enquanto o Google também recebeu notas baixas para os smartphones Pixel 4a, 6 e 6 Pro, com uma média de 4,64 pontos.

Por outro lado, a Dell e a ASUS chegaram ao topo da lista de laptops reparáveis. Os 36 laptops Dell e 22 laptops ASUS tiveram médias de 7,81 e 7,61 pontos, respectivamente. A Motorola teve um desempenho comparável na frente dos smartphones, recebendo 7,77 pontos após a avaliação de 18 modelos de smartphones.

Publicidade

Embora não tenha comentado a pesquisa, a Apple reiterou seu compromisso de “fabricar produtos duradouros e reparáveis”. Vale notar que a empresa tem se esforçado para reverter sua reputação negativa no mundo dos reparos; nesse sentido, a companhia lançará em breve uma iniciativa que permitirá usuários consertarem seus próprios aparelhos nos EUA, além de continuamente expandir o número de Centros de Serviço Autorizados.

Ainda há muito chão pela frente, porém.

via The Verge

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 12 foi o smartphone mais vendido no mundo em 2021

Próx. Post

Coreia do Sul aplicará lei que obriga mudanças na App Store

Posts Relacionados