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Termos do WhatsApp serão opcionais, mas não para o Business

Quem não aceitar as novas regras não poderá se comunicar com contas comerciais na plataforma

A novela envolvendo a nova política de privacidade do WhatsApp continua rendendo. Para quem não acompanhou a história, os novos termos — que compartilharão dados dos usuários com o Facebook, dono do aplicativo — inicialmente seriam obrigatórios, e quem não os aceitasse poderia ter funções do mensageiro (ou até mesmo o app como um todo) bloqueadas.

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Após muita polêmica e ameaças de boicote, as regras foram adiadas de fevereiro para maio; em seguida, a rede afirmou que daria 90 dias de tolerância para os usuários. Por fim, o WhatsApp desistiu de obrigar os consumidores a aceitarem os novos termos, mas deixou tudo num terreno um tanto quanto incerto — não se sabia, por exemplo, se essa tolerância seria eterna ou somente temporária.

Agora, já temos uma noção mais clara do que nos aguarda. De acordo com o WABetaInfo, os novos termos de serviço do WhatsApp serão, de fato, opcionais — o aplicativo passará a avisar aos usuários que eles não precisam aceitar as novas regras para usar o mensageiro. Entretanto, há uma limitação: quem não aceitar a política não poderá se comunicar com contas do WhatsApp Business.

Mais precisamente, se você não aceitar os novos termos, não será possível enviar ou receber mensagens de contas comerciais no mensageiro. A tela de conversa com esses perfis exibirá uma mensagem afirmando que as regras de privacidade do WhatsApp foram atualizadas e você precisará aceitá-las antes de iniciar o chat com as contas comerciais; a própria mensagem já inclui um link para que você revise as mudanças e aceite os novos termos, caso queira.

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Ao Canaltech, o WhatsApp afirmou que nada muda na sua abordagem em relação às novas regras: os usuários continuarão sendo notificados periodicamente sobre as mudanças. Vale notar que as regras no Brasil serão ajustadas após um pedido do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e do Ministério Público Federal, mas não sabemos ainda como serão esses ajustes.

O fato é que, pelo visto, os efeitos para quem não quiser entrar nas novas regras serão menos drásticos do que imaginávamos — a não ser que você tenha como hábito conversar com estabelecimentos comerciais na plataforma. E aí, vai afetar muito a sua rotina?


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
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