O melhor pedaço da Maçã.

Tecnologia de RAM magnética pode ser o futuro das memórias [atualizado]

Meios de armazenamento com componentes magnéticos não são novidade na informática. Já há muito tempo que os discos-rígidos utilizam essa tecnologia para realizar operações de leitura e escrita. Entretanto, físicos e engenheiros alemães tentaram uma abordagem diferente para esse conceito, apresentando um protótipo de RAM que alcança máxima velocidade nesse processo — maior que a das memórias atualmente disponíveis.

Publicidade

Conhecida como MRAM — Magnetoresistive Random Access Memory, ou memória de acesso aleatório magneto-resistiva, em uma tradução arriscada —, a tecnologia divulgada recentemente poderá ser mais rápida e eficiente do que a das memórias atuais, aproveitando seu baixo consumo e a facilidade de mudar rapidamente o estado de cada bit armazenado.

A MRAM é composta por células MTJ (Magnetic Tunneling Junction), compostas por vários níveis de elementos ferromagnéticos, que juntos trabalham como um resistor. A iteração desses componentes com um pequeno campo elétrico determina o nível de resistividade, conseqüentemente possibilitando ou não a passagem do pulso elétrico (estado “0” ou “1”) para o armazenamento. Esta iteração consiste no alinhamento dos spins das diversas camadas da célula, definido pelo conjunto de bits que passa pelo barramento, de acordo com a interpretação polar (norte ou sul magnético) de cada unidade mínima da memória.

Publicidade

A pesquisa de Santiago Serrano-Guisan e Hans Schumacher busca encontrar maneiras de realizar essas operações no menor tempo possível, que até agora é de 10 nanossegundos para cada operação, o que seria três vezes mais rápido que uma RAM normal. O próximo passo seria avançar a tecnologia para adaptá-la aos padrões compatíveis com os circuitos CMOS.

Atualização (15/08/2008 às 14:30): com a colaboração do leitor suportador (obrigado!), fiz algumas mudanças no parágrafo intermediário, utilizando seu texto sugerido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hoje, faz dez anos que o iMac começou a ser distribuído

Próx. Post

Lenovo cria “comercial” para divulgar funcionalidades da linha ThinkPad X Series

Posts Relacionados