O melhor pedaço da Maçã.
Primakov / Shutterstock.com
Cabo USB-C/Lightning

Aprovado: iPhones deverão ter USB-C na Europa até 2024

Após meses em tramitação, a União Europeia aprovou hoje a lei que exigirá que todos os iPhones, bem como outros dispositivos eletrônicos, incluindo tablets, usem USB-C até o final de 2024 na região.

Publicidade

O projeto foi votado e aprovado pelo Parlamento da UE com 602 votos a favor, 13 contra e 8 abstenções.

O carregador comum finalmente se tornará uma realidade na Europa. Esperamos mais de dez anos por essas regras, mas finalmente podemos deixar a atual infinidade de carregadores no passado. Essa lei permite o desenvolvimento de soluções inovadoras no futuro e beneficiará a todos — desde consumidores frustrados até nosso ambiente vulnerável. Estes são tempos difíceis para a política, mas mostramos que a UE não ficou sem ideias ou soluções para melhorar a vida de milhões de pessoas na Europa e inspirar outras partes do mundo a seguir o exemplo.

Mais precisamente, a legislação aplica-se a qualquer dispositivo que seja recarregável por meio de um cabo com fio e que opere com uma potência de até 100W. Sendo assim, a lei valerá a novos aparelhos de qualquer uma dessas categorias:

  • Telefones
  • Tablets
  • Câmeras digitais
  • Headsets
  • Consoles de jogos portáteis
  • Alto-falantes portáteis
  • Leitores eletrônicos
  • Teclados
  • Mouses
  • Sistemas de navegação portáteis
  • Fones de ouvido
  • Laptops

As isenções serão aplicadas a dispositivos muito pequenos para oferecer uma porta USB-C, como smartwatches — o conector magnético do Apple Watch já vem com USB-C, vale notar —, rastreadores de saúde e alguns equipamentos esportivos, mas a legislação deverá ser expandida para outros dispositivos ao longo do tempo. As empresas também terão que garantir que seus produtos informem explicitamente os consumidores sobre as características de carregamento.

Publicidade

Como já explicamos, a obrigatoriedade de um “carregador comum” é uma tentativa da UE de reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores a partir de uma recarga rápida universal. Os legisladores esperam que, no futuro, telefones, tablets, câmeras digitais e afins não precisem vir com carregador na caixa (como os iPhones já não vêm), pois os compradores “já terão os acessórios apropriados em casa”.

A nova lei deve ser formalmente aprovada e publicada — e entrará em vigor 20 dias depois. Os estados membros da UE terão um total de 24 meses para adotar a lei, o que significa que as fabricantes terão, no máximo, até novembro de 2024 para se adequarem.

iPhones com USB-C já são esperados

Apesar da nova lei, os rumores de iPhones com USB-C já são esperados há algum tempo. Fontes bastante confiáveis, como o jornalista Mark Gurman e o analista Ming-Chi Kuo, já apostaram que a Apple adotará a nova conexão em iPhones no ano que vem.

Publicidade

Vários modelos de iPads, vale notar, já usam conexão USB-C — atualmente, o único que não é o modelo “comum”, que está na sua nona geração. Por fim, Kuo também já ventilou que a Apple poderá levar o USB-C para ainda mais produtos, incluindo acessórios como teclados e trackpads, além de dispositivos como os AirPods.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Upcoming, Jasper’s Balloon Adventure, Time Tracker e mais!

Próx. Post

Apple levou anos para criar a Dynamic Island, diz Craig Federighi

Posts Relacionados