A Apple descobriu recentemente que alguns modelos de MacBooks e MacBooks Pro podem sofrer de problemas com suas baterias.
Há cerca de 1 mês, uma pequena atualização de firmware foi liberada pela empresa visando corrigir esses problemas, mas o software não corrigiu a falha de todos os laptops afetados — modelos comprados entre fevereiro de 2006 e abril de 2007. Por isso, um programa de troca de baterias foi iniciado pela companhia.
Para quem estiver preocupado, baterias afetadas mostrarão algum dos seguintes sintomas:
- A bateria não é reconhecida pelo sistema; um “X” aparece no ícone da bateria na barra de menus do Finder.
- A bateria não carrega quando o computador está conectado à força.
- A bateria exibe pouca carga mesmo quando carregada por completo e o System Profiler mostra uma contagem de ciclos da bateria de menos de 300.
- O case da bateria está visivelmente deformado/danificado.
Se o seu MacBook ou MacBook Pro não apresentar nenhum dos sintomas acima, a bateria não precisa ser substituída.
Nos Estados Unidos, os usuários podem marcar um horário em qualquer uma das Apple Retail Stores e levarem seus MacBooks/MacBooks Pro para avaliação. Caso seja detectado o problema, a bateria é trocada imediatamente, mesmo se a máquina já estiver fora da garantia. Lá também é possível contatar qualquer Provedor de Serviços Autorizado da Apple (AASP) ou ligar para a Central de Suporte da Apple. Em outros lugares, porém, os procedimentos não ficaram muito claros.
O Fabio Cormack, leitor assíduo do BLOG.MACMAGAZINE, relata o problema com o seu MacBook 1.83GHz: “Passei a sofrer um desligamento abrupto do meu laptop quando a bateria ainda indicava cerca de 30-40% de carga.” Cormack acompanhou o fórum de discussões do Apple.com e descobriu que o problema não ocorria apenas com o seu laptop.
“No meu caso, fui orientado pela Apple Brasil a procurar uma revenda autorizada local. Procurei a Mac Family e, após explicar o meu caso, me foram prometidas as devidas providências pelo responsável técnico da empresa. Espero que a Apple tupiniquim aja com a mesma lisura da Apple lá de cima”, completa ele.
Fabio, queremos saber como que essa história terminou, ok? Um abraço e boa sorte!