Pagar planos e recursos premium oferecidos por aplicativos por meio de compras internas está se tornando cada vez mais caro no iOS. É o que mostra uma pesquisa da Apptopia, a qual indica que o preço médio de compras internas em aplicativos (In-App Purchases, ou IAPs) subiu 40% nos softwares provenientes da App Store em um ano.
Com o mesmo índice subindo apenas 9% no Google Play (a loja de aplicativos dos aparelhos Android), a empresa de tecnologia acredita que as mudanças nos recursos de privacidade e rastreamento de apps adotadas no ano passado pela Apple foram as grandes responsáveis pelo aumento.
Com a chegada da Transparência no Rastreamento em Apps (App Tracking Transparency, ou ATT), o custo para que desenvolvedores conquistem novos usuários aumentou — o chamado custo efetivo por instalação (ou effective cost per install, eCPI) —, o que os “forçou” a repassar esse aumento aos usuários.
Essa suspeita é corroborada com dados da empresa Adjust, os quais foram expostos em gráficos e mostraram que a curva de crescimento das compras internas em apps no iOS é bastante semelhante à do custo efetivo por instalação.
O fato de a subida ter começado antes da inflação voltar a ser um fantasma nos Estados Unidos é um indicativo de que essa subida não tem necessariamente relação com o ritmo da economia americana.
A subida tímida — de apenas um dígito — das IAPs no Google Play também indica que o aumento relevante nas compras internas da App Store não seguiu seu ritmo normal.
Enquanto isso, vale recordar, a Apple investe cada vez mais em seu negócio de anúncios — o qual ganhou uma “mãozinha” com os recursos antirrastreio adotados no iOS. A empresa, inclusive, tanto aumentará o número de anúncios na App Store quanto planeja implementá-los em apps proprietários.
via TechCrunch