O melhor pedaço da Maçã.

Chips da Apple batem NVIDIA RTX 4090 em teste de machine learning [atualizado]

Apresentação do MacBook Pro com M3 Max

Aproveitando as possibilidades trazidas pelo recém-lançado MLX, estrutura de código aberta que permite a desenvolvedores projetar e testar projetos de machine learning em computadores com Apple Silicon, o programador Oliver Wehrens resolveu comparar o potencial dos chips da Apple ao da placa gráfica RTX 4090, da NVIDIA.

Publicidade

Usando o Whisper (modelo de reconhecimento de fala da OpenAI) como instrumento para transcrição de voz, ele mediu o tempo que cada processador/chip levou para transcrever a voz presente em um arquivo de áudio de dez minutos — e o resultado não poderia ser mais positivo para a Maçã.

Embora a GPU1Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico. da NVIDIA tenha se saído superior em relação ao chip M1 Pro (foram 186 segundos para processar o áudio em relação aos 216 do processador da Apple), o mesmo não aconteceu quando a comparação aconteceu com dois dos modelos mais recentes de processadores para computadores da Maçã.

Tanto o M2 Ultra (GPU de 76 núcleos) quanto o M3 Max (GPU de 40 núcleos) processaram a transcrição de áudio mais rapidamente que a NVIDIA RTX 4090 — em 100 e 95 segundos, respectivamente. Além disso, os chips da Maçã também demonstraram superioridade no que se refere a eficiência energética, consumindo bem menos energia que a GPU concorrente.

Publicidade

Essa diferença em eficiência é ainda mais gritante quando observamos o aumento do consumo da placa da NVIDIA quando em execução em relação ao seu estado ocioso: de 242 watts. Até mesmo o MacBook com o chip M1 (GPU de 16 núcleos) mostrou um aumento bem menos expressivo de consumo, de apenas 38W.

Curioso, não? 🤔

via AppleInsider

Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro14/12/2023 às 08:50

Alguns internautas apontaram inconsistências nos testes de Wehrens, avaliando que ele usou um benchmark não otimizado para a placa da NVIDIA, o que gerou resultados imprecisos, conforme também verificado pelo AppleInsider.

Publicidade

Ele, então, refez os testes com a devida versão otimizada, nos quais os chips da Apple ainda tiveram um bom desempenho, mas desta vez não mais a ponto de venceram a placa gráfica da concorrente.

Nos novos resultados, a transcrição foi concluída em meros 8 segundos na RTX 4090. O chip M1 Pro (com o framework especializado MLX) levou 216 segundos, enquanto o M3 Max levou 100 segundos e, o M2 Ultra, 95 segundos.

Algo interessante, entretanto, foi que esses resultados não interferiram no consumo energético entre os chips — sendo que os da Apple mantiveram um bom desempenho com uma fração do consumo de energia da placa da NVIDIA (em média 38W vs. 242W, respectivamente).

Notas de rodapé

  • 1
    Graphics processing unit, ou unidade de processamento gráfico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Manhunt”, do Apple TV+, estreará em 15 de março de 2024

Próx. Post

Como converter um chip físico (SIM card) em eSIM pelo próprio iPhone

Posts Relacionados