O melhor pedaço da Maçã.

Protocolo abre portas para videoconferências entre usuários de Chrome e Firefox sem o uso de plugins

Logo - WebRTC

A primeira vez que falamos dele foi em meados de 2011, mas de lá pra cá a coisa evoluiu bastante. O Google vem preparando seu browser desde a versão 21, enquanto a Mozilla embutiu suporte preliminar na 18ª.

Publicidade

Falo do WebRTC, um novo protocolo gratuito e de código aberto que possibilita a realização de videoconferências usando simples APIs em JavaScript — nada de plugins especiais [morra, Flash!].

Logo - WebRTC

Hoje, Google e Mozilla publicaram simultaneamente posts em seus blogs anunciando que as últimas versões beta do Chrome e do Firefox já permitem interoperabilidade via Real-Time Communications (RTC).

Publicidade

Confira uma demonstração em vídeo:

YouTube video

Isso significa que, logo, logo, usuários de versões estáveis desses dois browsers poderão se comunicar em HD de forma totalmente nativa. Isso também implica que eles serão bem leves e, principalmente, seguros.

Publicidade

A Opera é outra que já está trabalhando no protocolo, enquanto Apple (Safari) e Microsoft (Internet Explorer) ainda precisam entrar no barco. Quem sabe, com esse apoio e a implementação da coisa pra valer, elas se interessem pelo assunto.

Quem estiver rodando uma das versões de testes do Chrome e/ou do Firefox e queira testar a novidade pode visitar esta página demo do WebRTC.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Skriv, TextGrabber + Translator, eBoy FixPix, CLZ Books, Tons de Chamada, deck mobile slideshow presentations e mais!

Próx. Post

Durante evento, Ashton Kutcher e Josh Gad rebatem críticas e contam curiosidades sobre o filme “JOBS”

Posts Relacionados