O melhor pedaço da Maçã.

watchOS 10: conceito tem mostradores com Live Activities e novos apps

Conceito do watchOS 10

Ano após ano, a Apple dá um jeito de trazer várias novidades para os seus sistemas operacionais e, no watchOS, não poderia ser diferente. O software que equipa os Apple Watches, entretanto, vem evoluindo de uma forma não tão acelerada quanto o iOS ou o iPadOS.

Publicidade

Porém, isso não quer dizer que ele não tenha ganhado vários recursos novos. Prova disso é o watchOS 9, que ganhou diversas novidades relacionadas ao app Exercício (Workout), por exemplo.

Seguindo a sua série de ideias para os sistemas da Maçã, o designer Parker Ortolani criou um conceito do que ele imagina que poderiam ser as novidades do watchOS 10 — sistema que deverá ser apresentado oficialmente apenas em junho do ano que vem.

A seguir, dê uma olhada como ele imaginou o novo sistema!

Novos mostradores

Como os mostradores são a primeira coisa que a gente vê ao usar o Apple Watch, Ortolani pensou em dois novos: o primeiro seria uma evolução do “Siri”, mas trazendo aqui o conceito das Live Activities do iOS 16. Assim, seria possível conferir informações mais ricas de detalhes no decorrer do dia.

O segundo, batizado de “Metallic”, traz um visual analógico colorido e metalizado, também com suporte às Live Activities, dessa vez na parte inferior da tela.

Novos apps

Ortolani trouxe, ainda, duas ótimas sugestões de novos apps para o watchOS. O primeiro deles agradaria principalmente os fãs de esportes.

Publicidade

Segundo o conceito, o watchOS 10 poderia ganhar um novo aplicativo, batizado simplesmente de “Sports”. Com ele, os usuários poderiam conferir as atualizações em tempo real dos jogos de seus times prediletos, além de notícias relacionadas. Além disso, os jogos atuais ficariam logo no topo da nova versão do mostrador “Siri”, do qual comentamos acima.

Outra novidade seria um app focado no iCloud Keychain (Chaves do iCloud), cujo objetivo é armazenar todas as suas senhas na nuvem de forma segura. Assim, você poderia acessá-las diretamente pelo seu pulso.

Novo “Modo de Descanso”

Batizada de “Rest Mode”, essa função permitiria que os alertas do app Atividade (Activity) — como aqueles lembretes de ficar em pé — sejam pausados em momentos em que você precise se recuperar de uma atividade física, por exemplo. Esse modo seria acessado pela Central de Controle do relógio, de acordo com o conceito.

Personalização da tela de visualização dos apps

Uma das formas de exibir todos os apps instalados no Apple Watch é através da visualização em lista. Para aproveitar isso, Parker imagina que a Maçã poderia aproveitar e permitir que sejam criadas pastas de apps (assim como nos outros sistemas), além de alterar a ordenação da lista e até mesmo adicionar os atalhos que mais usa.

Novidades exclusivas para o Apple Watch Ultra

Por fim, o conceito de Ortolani tira proveito da tela maior do Apple Watch Ultra para trazer dois apps exclusivos para ele: o Explore e… o Safari!

Publicidade

O Explore seria dedicado a encontrar trilhas e outros lugares para caminhar. Além disso, os usuários poderiam acompanhar o seu caminho em tempo real.

Já o Safari dispensa apresentações: ele permitiria que os usuários pudessem navegar pela web diretamente pelo pulso usando o app oficial da Maçã — vale lembrar que existem apps de terceiros que se propõem a fazer coisa parecida. Ele também daria acesso aos seus favoritos e ao histórico de navegação.


E aí, curtiram alguma das novidades? Eu particularmente gostei bastante das opções de mostradores. ⌚️

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Twitter Blue: edição de tweets chega para usuários de 3 países [atualizado: EUA]

Próx. Post

Divergindo da Meta, Tim Cook diz que metaverso deve ter limites

Posts Relacionados