A Apple anunciou hoje que, em breve, todo o catálogo do Apple Music será oferecido em alta qualidade (Lossless Audio) sem custo adicional para assinantes do serviço. Pois a concorrência já se mexeu.
Até mesmo um pouco antes do anúncio da Apple, a Amazon tratou de cortar o valor adicional que cobrava no Amazon Music Unlimited para que assinantes tivessem acesso a músicas em alta qualidade (HiFi), como informou a Billboard.
A Amazon oferecia quatro planos diferentes no seu serviço de streaming:
- Amazon Music Free: principais playlists e milhares de estações de músicas.
- Amazon Music Prime: de graça para assinantes do Prime, com 2 milhões de músicas, milhares de playlists e streaming personalizado de estações.
- Amazon Music Unlimited: com mais de 70 milhões de músicas, milhares de playlists e streaming personalizado de estações.
- Amazon Music HD: com mais de 70 milhões de músicas (em alta definição), milhares de playlists e streaming personalizado de estações.
Lançado em 2019, o Amazon Music HD — que (ainda?) não está disponível no Brasil — oferece hoje mais de 70 milhões de músicas em alta definição — de acordo com a empresa, áudio de qualidade de CD, que preserva os detalhes do arquivo original (streaming de 850Kbps a 16 bits, 44,1kHz) e parte do seu catálogo (cerca de 7 milhões de músicas) na qualidade Ultra HD (3.730Kbps a 24 bits, 192kHz).
Anteriormente, o Amazon Music HD custava US$15 (ou US$13 para membros do Prime), enquanto o Amazon Music Unlimited custa US$10 (US$8 para quem é Prime) mensais. Agora, o plano HD basicamente se mescla com o Unlimited.
Resta saber o que outros serviços como TIDAL, Deezer a até mesmo Spotify — que tem planos de lançar um serviço HiFi ainda neste ano — farão agora, afinal, com o segundo maior serviço de streaming musical do mundo oferecendo algo assim sem custo adicional, os outros terão que copiar correr atrás.
via MacRumors