O melhor pedaço da Maçã.

Apps de namoro são removidos da App Store por permitirem entrada de crianças

Garoto usando um iPhone X

Apps de namoro são um terreno complicado: há os consolidados e razoavelmente seguros, como o Tinder ou o OkCupid, e há os de menos visibilidade (e, consequentemente, menos escrutínio por parte do público e de especialistas) que podem deitar e rolar com políticas ou práticas esquisitas.

Publicidade

Recentemente, como informou a CNBC, três desse segundo tipo foram removidos da App Store e do Google Play por um motivo muito sério: permitir a entrada de menores de 13 anos.

Os apps em questão (Meet24, Meet4U e FastMeet) são desenvolvidos por uma empresa ucraniana chamada Wildec e permitiam que crianças abaixo dos 13 anos se inscrevessem em seus serviços e fossem contatadas por usuários de qualquer idade. Pior: os aplicativos gravavam as informações de localização das crianças em tempo real, o que permitia que usuários adultos identificassem os perfis infantis por idade e proximidade.

Isso, claro, representa uma violação flagrante da COPPA (Children’s Online Privacy Protection Act, ou Ato de Proteção da Privacidade Online de Crianças), e pessoas adultas que entraram em contato com essas crianças sofrerão ações criminais.

Publicidade

A Federal Trade Commission (agência reguladora dos EUA) enviou uma carta à Wildec, apontando as infrações e exigindo que a entrada de crianças nos apps fosse proibida; enquanto isso, Apple e Google removeram os aplicativos das suas lojas. De acordo com a agência, eles podem voltar à App Store e ao Google Play no futuro, contanto que permitam o uso apenas de adultos.

É bem verdade que tanto a Apple quanto o Google tinham, em teoria, que ter verificado isso antes da FTC; ambas as lojas, afinal, proíbem terminantemente apps de namoro que permitam a entrada de crianças. Que os aplicativos ainda estavam lá é um sinal de que as empresas não estão fazendo um trabalho tão bom de fiscalização quanto deveriam para um assunto tão delicado — e, também, um sinal de que pais e responsáveis devem ficar mais atentos que nunca em relação ao que os infantes estão fazendo na rede.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Flight Unlimited X, Easy Spending, Disk Diet e mais!

Próx. Post

Conceito do watchOS 6 vem com ótimas ideias para o Apple Watch

Posts Relacionados