A Apple bem que tentou, mas pelo visto haverá resistência para registrar “WebKit” como uma marca sua: a Research In Motion se opôs a tal tentativa, conforme conta o Patently Apple, e terá até 22 de novembro para produzir provas que sustentem sua oposição.
Como o WebKit é um projeto de código aberto apoiado pela Apple e amplamente usado em uma porção de produtos de outras empresas (Google Chrome, navegadores de BlackBerries, do Kindle e por aí vai), o 9to5Mac especula que a RIM poderia estar prevenindo uma futura jogada da Maçã para deixar suas concorrentes em desvantagem.
É uma teoria engenhosa: se a Apple registrar a marca WebKit e começar a usá-la para promover seus produtos (“iPhone, com todo o poder do WebKit®”, por exemplo), outras empresas poderiam se ver impedidas de divulgar o mesmo recurso.
Por outro lado, tal registro pode ser meramente defensivo. A Apple não é a única a contribuir para o desenvolvimento dessa tecnologia, mas não dá pra negar que ela foi uma das mais participantes de maior peso. Daí, talvez a intenção seja apenas garantir que seu nome será associado à tecnologia sempre que ela for citada. Algo como “BlackBerry Torch, com todo o poder do WebKit®” e, no rodapé, “WebKit é ® da Apple”.
Em todo caso, muita coisa vai depender dos argumentos que a RIM apresentar — e eu quero é que o circo pegue fogo, pra eu poder assar meus marshmallows.