O melhor pedaço da Maçã.

Google alerta usuários quando detectar atividade suspeita em contas do Gmail

Logo do Gmail

Em julho de 2008, o Google implementou uma nova camada de segurança no Gmail com controle de sessões, permitindo que usuários tivessem mais controle sobre logins indevidos em suas contas de email. Hoje, esse recurso foi aprimorado e automatizado, a fim de alertar o usuário sobre atividades suspeitas em sua conta.

Publicidade

Caso os sistemas do Google identifiquem alguma atividade suspeita, um alerta vermelho aparecerá bem no topo da interface do Gmail:

Alerta de atividade suspeita no Gmail

A peça-chave desse sistema consiste em determinar a localização do acesso pelo IP do usuário — que pode não informar o ponto exato onde ele se encontra, mas pode determinar pelo menos o seu país. Daí, o Google consegue identificar comportamentos estranhos rapidamente, como você ter acessado a sua conta no Brasil pela manhã e logo à tarde um outro acesso for originado da Inglaterra, por exemplo.

Na mesma janela de controle de sessões, agora essa localização é destacada para o usuário:

Alerta de atividade suspeita no Gmail

Muitas vezes, esse tipo de acesso em sua conta pode ser completamente normal — em casos de você compartilhá-la com um amigo/familiar ou se tratar de uma conta de empresa, por exemplo, por isso é fácil descartar o alerta. Caso contrário, o Google oferece a possibilidade de você trocar a sua senha imediatamente, bem como deslogar todos os usuários conectados em sua conta.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Editora Random House não assina acordo com a Apple por temer guerra de preços em ebooks

Próx. Post

Exército norte-americano visita Apple para discutir uso de tecnologias da empresa

Posts Relacionados