O melhor pedaço da Maçã.
App com inteligência artificial para iPhone

Segmento de apps que usam IA em fotos tem queda expressiva

Sabemos que as tendências criadas na internet geralmente têm prazo de validade, ou seja, logo após atingirem o pico de adoção pelos internautas, o curso natural das coisas é que sua expressividade diminua gradativamente. E isso está acontecendo com os apps de fotos que usam inteligência artificial.

Publicidade

Já vimos várias tendências envolvendo esses apps, sendo o Lensa a mais recente delas. O software, após ganhar destaque em meados de novembro passado, catapultou vários outros aplicativos semelhantes para o topo da popularidade, vale lembrar.

Contudo, novos dados da Apptopia indicam que o interesse dos usuários em aplicativos de fotos IA caiu tão rapidamente quanto aumentou. A empresa analisou os principais aplicativos do segmento em todo o mundo, acompanhando o crescimento de downloads e os gastos dos consumidores nos aplicativos.

Mais precisamente, o segmento atingiu seu pico em termos de downloads e compras internas em meados de dezembro. No auge da popularidade, os aplicativos superaram 4,3 milhões de downloads diários e cerca de US$1,8 milhão por dia em compras internas.

Publicidade

Esses números caíram significativamente a partir desse período, com os aplicativos registrando cerca de 952 mil downloads combinados e cerca de US$500 mil em compras internas.

Os motivos para essa redução são vários, desde o ciclo natural de tendências como essa até a saturação do mercado com múltiplos softwares com a mesma finalidade. Além disso, várias pessoas levantaram preocupações éticas, a exemplo da reclamação de que aplicativos como esse “roubavam” a função de artistas.

Fato é que já podemos observar um novo interesse se formando em torno de outra forma de tecnologia de IA: o ChatGPT. Lançado no fim de novembro passado, a tecnologia logo ganhou a atenção dos internautas e, em janeiro, a App Store foi novamente inundada com aplicativos de IA — alguns deles falsos, diga-se.

Como bem pontuado pelo TechCrunch, a explosão de interesse dos usuários em aplicativos de IA indica que as pessoas estão prestando atenção à tecnologia e querem testá-las em primeira mão — se os apps conseguirem se manter relevantes não só durante a boa fase, porém, é algo que precisaremos continuar acompanhando.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

3ª temporada de “Ted Lasso” estreará em 15 de março; confira o teaser!

Próx. Post

Veículos de 14 montadoras receberão novo CarPlay neste ano

Posts Relacionados