O melhor pedaço da Maçã.
Siri

Executivo que estava no comando da Siri desde 2012 deixa o cargo

A dança das cadeiras no Vale do Silício é bastante intensa, com executivos trocando de empresas a todo momento. Por outro lado, a competição interna também é acirrada e não é incomum vermos grandes nomes deixando o comando de alguma área. E é exatamente esse, o caso abaixo.

Publicidade

Bill Stasior

Bill Stasior era responsável pela Siri desde 2012 — cabe a você julgar se ele fez ou não um bom trabalho, já que a Siri é bastante elogiada em alguns pontos (ela é a assistente virtual que entende mais idiomas, por exemplo) e criticada em outros (como sua limitação no sistema como um todo). Segundo o The Information1Matéria fechada para assinantes., Stasior deixou a liderança do projeto; ele ainda trabalha na Apple, mas não se sabe para qual área o executivo foi deslocado. Caberá agora a John Giannandrea nomear um substituto.

A matéria do The Information dá a entender que a troca de comando aconteceu para dar a Giannandrea mais controle sobre a Siri, um importante pilar que está sob o guarda-chuva do ex-executivo do Google que foi promovido recentemente a vice-presidente sênior de aprendizado de máquina e estratégia de inteligência artificial.

Stasior foi contratado por Scott Forstall (ex-chefão do iOS que foi demitido da Apple em 2012) e, antes de se juntar à Maçã, trabalhava na Amazon (mais especificamente no A9, sistema de busca da empresa).

Bill Stevenson

Já esse outro Bill (um veterano com 14 anos de Apple) saiu mesmo da empresa — e foi para o Google.

Publicidade

Como informamos no fim de 2017, o Google está trabalhando num novo sistema operacional chamado “Fuchsia”. E a contratação do engenheiro, quem vinha trabalhando diretamente no macOS desde 2004, faz todo sentido — ele mesmo confirmou tudo numa publicação no LinkedIn.

Publicidade

Stevenson começou como engenheiro de lançamento de produto, fazendo triagem e diagnóstico de problemas em aplicativos e frameworks; após a promoção para gerente sênior de engenharia de software, ele passou a ser o líder técnico de recursos como AirPlay, Buscar Meu Mac, iCloud para Mac e AirDrop; em 2012, se tornou gerente sênior de gerenciamento de programas para macOS/Windows e participou de todas as principais versões do Lion até o Mojave, liderando equipes responsáveis pela criação, liberação e mais.

Adrian Punderson

Punderson trabalhou na Apple de meados de 2015 até o fim do ano passado2Aparentemente, ao mesmo tempo em que trabalhava na Apple, ele também exercia o cargo de diretor administrativo de práticas globais de proteção de propriedade intelectual na PricewaterhouseCoopers, segundo sua conta no LinkedIn., sendo responsável por investigações de propriedade intelectual na empresa. Agora, ele está na Juul (que comercializa uma espécie de cigarro eletrônico).

O papel dele na nova empresa é trabalhar com as agências do governo junto ao vice-presidente de propriedade intelectual, para combater a venda de produtos falsificados e possíveis infratores (produtos que são comercializados se passando como Juul, por exemplo).

via AppleInsider, 9to5Google, TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.
  • 2
    Aparentemente, ao mesmo tempo em que trabalhava na Apple, ele também exercia o cargo de diretor administrativo de práticas globais de proteção de propriedade intelectual na PricewaterhouseCoopers, segundo sua conta no LinkedIn.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM Responde: como salvar emails armazenados em um iGadget de uma conta POP ou armazenados localmente?

Próx. Post

WhatsApp agora pode ser protegido por Face/Touch ID; Facebook e Messenger são adaptados para os novos iPhones

Posts Relacionados