O melhor pedaço da Maçã.
Insights
Ícone da App Store

Minnesota: mais um estado dos EUA propõe lei “anti-App Store”

As equipes de lobbying da Apple e do Google já estão agindo para evitar a sua aprovação

Ainda não sabemos ao certo qual será o resultado prático de tudo isso, mas uma coisa é certa: a luta da Epic Games e de outras empresas do mundo tecnológico contra um suposto monopólio da App Store já se expandiu da esfera do embate público e começou a entrar nas câmaras de representação.

Publicidade

Para quem não tem acompanhado, o estado da Dakota do Norte (Estados Unidos) apresentou há algumas semanas um projeto de lei que propunha a regulamentação dos ecossistemas tecnológicos, exigindo que a Apple abrisse o iOS para outras lojas de aplicativos e sistemas de pagamento. A proposta não foi aceita, mas logo depois o Arizona pôs na mesa um projeto parecido. Agora, mais um estado está seguindo pelo mesmo caminho: o Minnesota.

De acordo com o StarTribune, o projeto de lei é bem parecido com o original, da Dakota do Norte: se aprovado, ele obrigará a Apple a admitir — apenas no território do estado, vale notar — lojas alternativas no iOS/iPadOS e que desenvolvedores aceitem pagamentos por outros sistemas, evitando a taxa cobrada pela Maçã. A lei também impediria a empresa de lançar retaliações contra desenvolvedores que optassem por adotar essas formas alternativas de distribuição.

Não há informações se, como na Dakota do Norte, o projeto de lei aqui foi introduzido originalmente por lobistas da Epic. O que sabemos é que os grupos de lobbying da Apple e do Google já estão atuando nos corredores da Câmara dos Representantes de Minnesota para influenciar os políticos e apresentar seus lados da história.

Publicidade

E as gigantes não estão sozinhas: de acordo com o StarTribune, a ONG Americans for Prosperity também está pressionando para que o projeto de lei seja recusado. O grupo afirma que tal legislação poderia representar uma ameaça à privacidade e a segurança dos ecossistemas digitais e que “se opõe fundamentalmente a qualquer regulamentação do governo sobre negócios privados”.

Vamos, portanto, acompanhar os próximos passos dessa história – em Minnesota, no Arizona e seja mais onde projetos parecidos surjam.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Final Fantasy VII ganhará mais duas versões para iOS, incluindo uma battle royale

Próx. Post

MacMagazine no Ar #413: novos MacBooks Pro, iMacs coloridos, bateria MagSafe e muito mais!

Posts Relacionados