O melhor pedaço da Maçã.

Displays do Vision Pro podem entregar taxas de atualização de até 100Hz

The Verge
Apple Vision Pro

Pouco depois do seu tão esperado anúncio, ficamos sabendo que as telas Micro-OLED 4K do Apple Vision Pro poderão alcançar uma taxa de atualização de até 96Hz, embora operem a 90Hz a maior parte do tempo. Essa exceção, de acordo com a Maçã, entra em cena quando o usuário está consumindo um conteúdo gravado a 24 quadros por segundo, por exemplo.

Publicidade

Acontece que, ao que tudo indica, o headset poderá sim ser capaz de entregar taxas de atualização ainda mais altas em alguns cenários. De acordo com código encontrado na quarta beta do visionOS 1.0 pelo usuário do X (ex-Twitter) M1 [@M1Astra], o dispositivo de realidade virtual/aumentada poderá alcançar, na verdade, taxas de até 100Hz.

Taxa de atualização do Apple Vision Pro revelada de acordo com o visionOS beta 4. Parece haver modos de taxas de atualização de 100Hz, 96Hz e 90Hz. “Ajustado para 100Hz para compensar a cintilação de 50Hz detectada na iluminação artificial.” “O modo viagem requer 90Hz o tempo todo.”
Mais nas imagens.
.
Mais referências: “100Hz”, “PASSTHROUGH_50HZ_FLICKER_DETECTED”

De acordo com a postagem, entretanto, o Vision Pro só exibirá conteúdos nessa taxa de atualização caso o dispositivo detecte que as luzes de um ambiente (como lâmpadas e luminárias) estejam piscando na imagem vista pelo usuário, o que pode causar certo desconforto.

Isso acontece pois algumas luzes artificiais operam a uma frequência de 50Hz, o que pode ocasionar no fenômeno descrito anteriormente, também chamado de “flickering” — muito comum especialmente em conteúdos gravados a 60Hz. Na Europa, por exemplo, vários sistemas elétricos operam a 50Hz, o que torna esse recurso ainda mais importante por lá.

A informação de que o Vision Pro seria capaz de entregar imagens de até 100Hz, vale notar, não é exatamente nova. Embora a Apple tenha se limitado a dizer que ele só chegaria a 96Hz, uma lista de especificações do dispositivo divulgada em agosto já dava conta dessa capacidade.

De qualquer maneira, sabemos agora que o headset de realidade mista da Maçã terá pelo menos três modos de exibição (90Hz, 96Hz e 100Hz), embora dois deles só funcionem em situações específicas. O dispositivo, inclusive, limita automaticamente a taxa de atualização para 90Hz quando o usuário ativa o “Modo Viagem” (“Travel Mode”), como durante um voo.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

X lança opção que permite respostas só de verificados em posts

Próx. Post

Modelo de iMac G3 já tinha tela sensível ao toque funcional em… 1999!

Posts Relacionados