O melhor pedaço da Maçã.

Bradesco Cartões burla regra da App Store com pedido de rastreamento

Limitar as funções do aplicativo com a negativa do rastreamento é proibido, segundo a Apple

Desde que a Apple introduziu as novas (e drásticas) regras de privacidade no seu ecossistema, como a Transparência do Rastreamento de Apps, já vimos vários casos de aplicativos tentando burlar as limitações ou direcionar os usuários a aceitar o rastreamento com avisos alarmistas e/ou enganosos. Pois agora, já temos um exemplo do tipo — e não é um exemplo qualquer: este vem de um dos maiores bancos do Brasil.

Publicidade

Como notou o Manual do Usuário, o aplicativo Bradesco Cartões passou recentemente a exibir um aviso, na inicialização do app, alertando os usuários sobre o envio de mensagens de notificação. De acordo com o alerta, as notificações só podem ser enviadas caso o usuário aceite o rastreamento do aplicativo — a janela oferece, ainda, um botão para que o usuário vá diretamente aos Ajustes e altere a opção de rastreamento.

Fica pior: ao negar o rastreamento, o aplicativo restringe severamente suas próprias funções — o usuário fica limitado a visualizar seu extrato apenas uma vez por mês e não pode conferir suas transações recentes, por exemplo. As informações foram confirmadas pelo Vinícius Porto e pelo Eduardo Marques, do MacMagazine.

Como vocês provavelmente devem imaginar, essa prática é proibida pela Apple. Nas diretrizes da App Store (seção 3.2.2), a empresa diz explicitamente que os aplicativos não podem exigir que usuários — entre outras coisas — permitam o rastreamento para desbloquear recursos ou funcionalidades específicas, nem oferecer benefícios para que o monitoramento seja liberado.

Publicidade

Em contato com o Manual do Usuário, o Bradesco justificou a exigência do rastreamento como uma medida de segurança antifraude e notou que o app Bradesco Cartões passou por todas as etapas de verificação e aprovação da equipe da App Store. A nota completa enviada pelo banco pode ser lida abaixo:

Para a segurança dos clientes Bradesco, usuários do aplicativo de cartões, são utilizadas algumas informações do aparelho no processo de onboarding para evitar invasões e cadastros fraudulentos. Por motivos de segurança, não são divulgados os campos que são utilizados para não expor informações que fazem parte dos motores antifraude do Banco. A palavra “rastreamento” é utilizada no sentido de executar testes com objetivo de garantir a segurança do usuário e não o ato de rastrear sua mobilidade.

Sobre a menção ao regulamento da loja, vale ressaltar que todas as versões dos aplicativos Bradesco são submetidos a etapas de testes e qualidade, além do processo rigoroso de aprovação das lojas. Importante reforçar que o Bradesco tem claro em seu propósito a geração de valor para seus clientes, através de melhorias contínuas em seus produtos e serviços, partindo da centralidade do cliente.

A Apple, por sua vez, não se pronunciou sobre o assunto. Vamos ver se agora, com a repercussão do caso, o pessoal lá em Cupertino se liga em relação a isso…


Ícone do app Bradesco Cartões
Bradesco Cartões de Banco Bradesco SA
Compatível com iPhones
Versão 2.65.0 (30.3 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TVs da Amazon terão suporte a AirPlay 2 e HomeKit

Próx. Post

Spotify ultrapassa Apple em ouvintes de podcasts nos EUA

Posts Relacionados