O melhor pedaço da Maçã.

Cadence: uma espécie de Genius viciado em BPM para seu iPhone/iPod touch

Eu gosto muito do meu iTunes Genius, mas ele às vezes é meio sem noção e mistura músicas lentas com batidões frenéticos que eu _não consigo absorver_ numa mesma playlist. Que bom seria poder fazer como o Tangerine, no desktop, e organizar on-the-go as faixas de acordo com as BPM (batidas por minuto), não?

Publicidade

Cadence

Pois a espera está, tecnicamente, perto do fim: o Cadence trará, quando liberado na iPhone App Store, a facilidade de escolher um valor de BPM e boom!, músicas com tal característica vão começar a tocar no seu gadget. Maravilha, não é? Mas calma, há um nível de complexidade por trás desse app que o entusiasmo do pessoal do Cult of Mac deixou passar desapercebido, acredito eu.

Quem vê o vídeo do aplicativo para iPhones/iPods touch em funcionamento jura como tudo acontece automagicamente: você escolhe um valor de BPM, o gadget analisa sua biblioteca e pronto! Muito simples, certo? Errado!

Publicidade

Para que isso se processe a contento, você tem que “se tornar compatível com o Cadence”, o que é um eufemismo para “comprar o Cadence Desktop (disponível para Mac OS X 10.4 ou superior em 1º de setembro, e para Windows em novembro), fazê-lo analisar sua coleção de músicas inteira, criar playlists para cada valor de BPM encontrado e sincronizar _todas_ essas listas com o gadget”. Hahaha! Muito fácil, né? Ah, o Cadence Desktop não analisa faixas com DRM da iTunes Store — ou seja, uma boa parte das músicas vendidas nos EUA antes de 2008 terão que ser classificadas “na marra”.

Pelo menos os desenvolvedores do aplicativo foram éticos e mostram como contornar a primeira parte do “tornar-se compatível”: basta usar qualquer analisador para preencher o campo BPM das suas faixas. Contudo, a criação das listas de reprodução tem que ser manual — dica: pague seu irmão mais novo para fazer isso.

Bem, com o desencanto de saber que o app para iPhones/iPods touch não faz quase nada — apenas lê essas playlists que o usuário cria no iTunes —, eu declaro que meu entusiasmo está morto em relação ao Cadence. Ainda que o app lesse o campo BPM das informações sobre a faixa, mas _nem isso_ ele faz… Ambos os aplicativos, para iPhone OS e Mac OS X, ainda não tiveram seus preços revelados, mas já são sérios candidatos para o Trófeu Gambiarra da App Store.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Research In Motion pretende incluir suporte total a Flash no browser de BlackBerries

Próx. Post

Apple corrige problema em discos rígidos de MacBooks Pro e libera atualização de firmware Bluetooth

Posts Relacionados