O melhor pedaço da Maçã.

Brasil é o país que mais envia áudios no WhatsApp; app poderá ganhar anúncios

BongkarnGraphic / Shutterstock.com
WhatsApp

Will Cathcart, chefão do WhatsApp, concedeu uma entrevista à Folha de S.Paulo na qual comentou sobre novos recursos, possíveis mudanças futuras e mais. Alguns comentários deram mais detalhes sobre o uso do app no Brasil, bem como sobre a possibilidade de o mensageiro passar a exibir anúncios em algumas áreas do seu app.

Publicidade

Para o executivo, o Brasil é o “país do WhatsApp”. Ainda que não tenha o maior número de usuários (atrás apenas da Índia e da Indonésia nesse aspecto), o país usa o app com bastante intensidade; de acordo com Cathcart, o maior número de mensagens tradicionais, mensagens que desaparecem e mensagens de áudio enviadas é brasileiro, inclusive com uma quantidade de áudios enviados quatro vezes maior que a de qualquer país.

Um fator interessante comentado por Cathcart é que, após visitar o Brasil e conduzir pesquisas em grupos focais por aqui, ele afirmou ter se convencido da necessidade de adicionar as mensagens temporárias, por ser algo demandado pelos brasileiros. Não à toa, o país é o que mais envia mensagens desse tipo, conforme apontado pelo executivo.

Outro tema apontado pelo chefe do mensageiro foi a possibilidade de o app passar a exibir anúncios, algo que foi negado anteriormente (pelo menos dentro das conversas). O executivo afirmou que o WhatsApp continuará sem anúncios e gratuito “na sua caixa de entrada e na sua experiência de mensagens”. Ele, porém, confirmou a possibilidade de haver anúncios em “outros locais”, citando como exemplos os Status e os Canais.

Publicidade

Outras hipóteses aventadas por ele foram a de Canais cobrarem para que as pessoas se inscrevam, bem como a de que eles sejam promovidos com a ajuda de anúncios, algo que a empresa afirmou estar explorando. Desse modo, é possível que essas áreas do mensageiro ganhem anúncios no futuro, ainda que a caixa de entrada e as mensagens não sejam afetadas.

Como lembrado pelo TechCrunch, a Meta já considerou exibir anúncios nos Status há alguns anos, embora os planos ainda não tenham se concretizados. Ao veículo, a empresa apenas confirmou não estar testando a inserção de publicidade, sem comentar sobre possibilidades para o futuro relacionadas ao tema.

Ainda não se sabe, dessa forma, quando isso acontecerá, mas que o WhatsApp continua planejando a inserção de anúncios, ainda que não em todo o app, continua. Na entrevista, Cathcart também comentou sobre assuntos como inteligência artificial, a necessidade de equilibrar privacidade com a regulação da tecnologia, a receita da plataforma (advinda basicamente de empresas), além da cooperação do mensageiro com o Tribunal Superior Eleitoral brasileiro e com a democracia.


Ícone do app WhatsApp Messenger
WhatsApp Messenger de WhatsApp Inc.
Compatível com MacsCompatível com iPhones
Versão 24.5.75 (208.6 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: Apple Studio Display com 24% de desconto

Próx. Post

iMac com o chip M3 suporta fones de ouvido de alta impedância

Posts Relacionados