O melhor pedaço da Maçã.

Enquanto algumas editoras adiam estreias na App Store, outras são só elogios pra Apple

Ícone do The Telegraph

O mercado editorial na App Store, mais especificamente no iPad, tem sido quase como a América por volta dos séculos XV-XVI: uma terra vasta e cheia de promessas (muitas das quais se cumprem!), mas também com perigos atrás de cada árvore. Hoje mais cedo comentamos o caso do The Daily, que em três meses rendeu um belo rombo para a News Corp., mas isso não parece ser o bastante para esmaecer o espírito desbravador de outras gigantes de comunicação.

Publicidade

The Telegraph no iPad

O Telegraph Media Group, por exemplo, acaba de relançar o app de seu jornal mais famoso na Europa e é só elogios a respeito da relação com a Apple. “No fim das contas, não guardamos rancor da Apple [como outras editoras] com relação ao modelo de assinaturas”, disse Edward Roussel, editor digital do TMG, conforme conta o Financial Times. “Descobrimos que ela estava pronta para dialogar conosco.”

Os pontos normalmente mais controversos das discussões entre a Maçã e editoras (os 30% das receitas que vão para Cupertino e os dados dos clientes, que nunca saem de lá) não representaram empecilho algum para a chegada do Telegraph à App Store [gratuito; 2,1MB; requer o iOS 4.2 ou superior]. A questão da repartição de receitas não é tão diferente dos custos de distribuição de material impresso (além de ser muito mais fácil para os consumidores pagarem); já no tocante às informações pessoais, resolveu-se da maneira mais simples e livre de traumas: pedindo-as diretamente aos clientes, com formulários facultativos dentro do app.

Publicidade

Enquanto isso, a Condé Nast segue navegando por mares bravios: conta a AdAge que a editora teria “pisado nos freios” com relação à ida de suas publicações para a loja da Apple. “[As nossas revistas] não estão se saindo sempre muito bem, então por que a pressa de levar todas para [a App Store]?”, teria dito um dos editores.

Por enquanto, o foco está sendo melhorar as vendas das revistas que já têm versões para iPad, além de promover aplicativos adicionais, com conteúdo que vai além do das publicações (como é o caso do Vogue Exclusive [gratuito; 1,6MB; requer o iOS 3.2 ou superior]).

Como diz o ditado: “se na primeira vez você não conseguir, continue tentando!” Pena que isso só funciona até o dinheiro acabar… eu é que não queria fazer parte da equipe do The Daily, agora. 😛

[via Cult of Mac, MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft detecta falha crítica de segurança nas versões 2004 e 2008 do Office para Mac

Próx. Post

Apple pula da 56ª para a 35ª posição no ranking Fortune 500 de 2011

Posts Relacionados