O melhor pedaço da Maçã.

Framework simula elementos do visionOS no Meta Quest Pro

AppleInsider
visionOS

Uma das características mais interessantes do Apple Vision Pro é a capacidade de comandar praticamente tudo no seu sistema operacional (o visionOS) usando a direção de olhar, que é considerado pela Maçã, no novo conceito de computação espacial da empresa, como um dispositivo apontador — tal qual o mouse em computadores e o dedo em dispositivos com tela sensível ao toque.

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O headset da Maçã ainda não foi lançado, mas quem disse que você não pode ter pouquinho da experiência que será usar o dispositivo antes disso? E não estamos falando de virtualizá-lo pelo macOS. A Supernova Technologies liberou para download uma demonstração que “imita” o visionOS e roda em headsets de realidade virtual já disponíveis do mercado, como o Meta Quest Pro.

Obviamente, trata-se de algo bem experimental e embrionário. Ele não dará a você acesso a outras partes do sistema operacional da Maçã para além do grid de aplicativos apresentado pela empresa na WWDC23. Essa interface foi desenvolvida pela Supernova para o framework Nova, tendo sido projetada por programadores e designers que trabalham com Unity.

Ao rodar em um dispositivo como o Quest Pro, que conta com o recurso de rastreamento ocular, o Nova consegue usar a direção do olhar dos usuários para destacar elementos da interface (como ícones) e também os gestos de pinça para selecionar esses elementos — tal qual no Vision Pro.

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Um vídeo demo mostrou uma pessoa usando a direção do olhar e gestos para interagir tanto com esse grid (que é imitação do visionOS) quanto com uma interface própria do framework:

YouTube video

Obviamente, como o Quest Pro não conta com as câmeras inferiores como o Vision Pro, o usuário tem que manter a mão elevada sempre que quiser usá-la para interagir com os elementos do sistema. Ele também não é nada funcional em outros óculos de AR/VR menos potentes da Meta, visto que dispositivos como o Quest 2 ou o Quest 3 não contam com o recurso de rastreamento ocular do modelo mais poderoso.

Um dos desenvolvedores do projeto deixou claro que apenas alguns aspectos da interface de usuário do visionOS foram recriados. Ele recomenda que os testadores — que podem encontrar o arquivo de instalação no GitHub — executem a calibração do rastreamento ocular do headset e também que estejam em um local com boa iluminação para um melhor desempenho.

via 9to5Mac

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