Há algumas semanas, recebemos um email de um leitor chamado Marcelo nos questionado sobre uma possível redundância em dois serviços oferecidos hoje pelo Google: o Page Creator e o Sites. Ambos são, de fato, bastante semelhantes e apresentam propostas confliantes. E aí, quê que pega?
Decidi pedir a ajuda dos universitários do Renê Fraga, meu amigo-guru-do-Google, editor do blog Google Discovery. Ele me explicou que a idéia do Page Creator seria de ser algo mais simples, de página única, para uma apresentação básica da pessoa, um portfólio, currículo etc. Enquanto isso, o Sites seria mais completo e escalável, possibilitando a criação até mesmo de intranets para pequenas empresas, e se beneficiando de uma tecnologia wiki integrada, a partir da aquisição da JotSpot.
Apesar de ter clareado um pouco as coisas, eu fiquei bastante encucado com a questão, afinal de contas, ninguém está proibido de usar um Photoshop da vida para ajustar brilho e contraste numa foto, só porque ele faz 1.001 outras coisas. O mesmo posso dizer aqui: se o Sites é mais completo, qual o problema de alguém criar uma página simples com sua apresentação e pronto?
Coincidência ou não, a resposta veio ainda ontem. O Google deu os primeiros sinais de que abandonará o Page Creator e ficará apenas com o Sites, já tendo inclusive bloqueado o registro de novos usuários no primeiro serviço. Apesar de não revelar uma data exata para a sua desativação, a empresa já afirmou que a transição para o Sites será simples e indolor para todos os usuários, e que a partir de agora focará todos os seus esforços nele.
Dúvida 100% esclarecida. 😉