O melhor pedaço da Maçã.
Apple Vision Pro de lado numa mesa, com sua bateria conectada

Apple finalmente apresenta o Vision Pro, seu headset de VR/AR

Depois de muitos anos, o headset de realidade virtual/aumentada da Apple finalmente foi revelado ao mundo. Chamado Apple Vision Pro, a empresa promete revolucionar não só o mundo do entretenimento e do trabalho, mas também o próprio dia a dia das pessoas com o dispositivo.

Publicidade

Controlado apenas por gestos e pela visão, o headset exibe uma interface translúcida bem na frente do usuário que reage com a luz do ambiente e projeta sombras realistas. Além de trazer elementos do mundo virtual para o mundo real, o headset também é capaz de “teletransportar” o usuário para uma série de cenários extremamente impressionantes.

Graças ao recurso EyeSight, os seus olhos continuam visíveis mesmo quando você está com o headset na cabeça. Quando alguém se aproxima de você, o headset esmaece o conteúdo e mostra a pessoa com clareza, mantendo-lhe ciente do que está acontecendo à sua volta.

O headset conta com uma peça de vidro que funciona como uma espécie de lente para o EyeSight e para os vários sensores que equipam o dispositivo. Sua estrutura em si é feita de uma liga de alumínio personalizada e conta com um botão e uma Digital Crown na parte superior.

Publicidade

A Apple firmou ainda uma parceria com a ZEISS para desenvolver lentes especiais para o headset. De acordo com a empresa, essas lentes se encaixam magneticamente no headset e permitem que pessoas que usam óculos possam aproveitar o conteúdo com a maior clareza possível.

É possível usar o Apple Vision Pro o dia todo com ele plugado na tomada ou com uma bateria externa com uma autonomia de duas horas. A escolha por essa bateria externa, é claro, foi justamente para tornar o conjunto mais leve e, portanto, confortável.

Em vez do Touch ID ou do Face ID, o Vision Pro usa o Optic ID, que escaneia a íris do usuário para verificar a sua identidade. Todos os dados capturados por essa tecnologia, é claro, são totalmente privados e armazenados de forma local, com a segurança da Secure Enclave.

Publicidade

É possível digitar usando o ditado ou o teclado virtual do visionOS, o sistema operacional do Vision Pro. Ele também é compatível com acessórios como Magic Keyboard e Magic Trackpad, entretanto, bem como controle de videogames.

É possível posicionar os apps de praticamente qualquer maneira, como um ao lado do outro ou um em cima/embaixo. Você ainda pode projetar uma espécie de segunda tela para o seu Mac e até mesmo usar apps do visionOS lado a lado com apps do macOS.

Algo bastante bacana é a possibilidade de visualizar modelos 3D enviados em apps como o Mensagens, por exemplo, bem como realizar chamadas do FaceTime que tomam o ambiente inteiro, sendo que o áudio de cada participante segue exatamente a direção em que a sua imagem está.

Para que tudo isso seja possível, o headset usa duas telas Micro-OLED de altíssima resolução, com 23 milhões de pixels cada — mais do que uma TV 4K convencional, de acordo com a Apple. Há ainda dois alto falantes com Áudio Espacial que usam uma tecnologia de ray tracing para gerar uma experiência de áudio personalizada, baseada na geometria da cabeça e da orelha do usuário.

O Apple Vision Pro também serve como uma câmera 3D, permitindo que o usuário grave vídeos e fotos com uma profundidade nunca antes possível num iPhone ou iPad. Ele também conta com sensores capazes de escanear o rosto do usuário e criar um avatar 3D super-realista, o qual pode ser usado no FaceTime, por exemplo.

Empurrado pelo chip M2, o Apple Vision Pro também conta com um novo coprocessador: o R1, que cuida de todos os sensores e câmeras do headset. Ele é responsável por processar todas as imagens numa velocidade de apenas 12 milissegundos, o que ajuda a evitar enjoos e delays.

O headset também permite que você transforme a sua casa numa verdadeira sala de cinema e crie telas gigantescas para assistir a filmes e séries — o que também se aplica aos jogos do Apple Arcade, vale notar. O próprio sistema trata de esmaecer o ambiente à sua volta para que a experiência fique ainda mais imersiva.

Para sedimentar esse potencial, a Apple também anunciou uma parceira com a Walt Disney, que prometeu trazer várias das suas experiências para o Apple Vision Pro. Além do Apple TV+, o Disney+ é outro serviço que estará disponível no headset já no seu lançamento.

De acordo com a companhia, o Apple Vision Pro será lançado no início de 2024 — apenas nos Estados Unidos, por enquanto —, por salgados US$3.500. Não há previsão de chegada ao Brasil e nem preço anunciado para o mercado nacional.


Apoio: Autodesk

A Autodesk é líder global em software para designers, construtores, engenheiros, fabricantes, artistas 3D e equipes de produção. Suas soluções para a indústria e suas plataformas de serviços ajudam inovadores e criadores a resolver os problemas mais desafiadores da atualidade.

O Autodesk Flex é uma opção de pagamento conforme o uso que permite a compra antecipada de tokens para acessar qualquer produto disponível com o Flex por uma taxa diária. Os valores variam de acordo com o produto utilizado. O Flex é uma ótima opção para membros da equipe ou indivíduos que desejam experimentar um produto ou apenas precisam de acesso ocasional!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

watchOS 10 terá nova interface de apps, widgets no mostrador e mais!

Próx. Post

iOS 17 não chegará aos iPhones 8/8 Plus e X; confira os tablets compatíveis com o iPadOS 17

Posts Relacionados