O melhor pedaço da Maçã.
iPod de 2004 modificado para rodar Spotify

Modificado, iPod de 2004 tem Wi-Fi e toca músicas do Spotify

Um projeto ambicioso para dar nova vida aos velhos gadgets

Uma das consequências negativas da dominação dos serviços de streaming no mundo da música foi o fato de que os velhos reprodutores de mídia, incapazes de se conectar ao Spotify ou ao Apple Music, rapidamente tornaram-se obsoletos — afinal, o hábito de cultivar a sua própria biblioteca musical, com conteúdo digital ou ripado de mídias físicas, passou a restringir-se a um nicho de usuários.

Publicidade

O que fazer, então, com aquele iPod antigo que está sob uma camada de poeira no fundo de uma gaveta? O desenvolvedor Guy Dupont teve uma ideia — uma ideia nada simples, mas certamente bastante divertida.

Ele pegou seu velho iPod (de quarta geração, lançado em 2004) e basicamente virou o aparelho do avesso para transformá-lo num dispositivo, digamos, mais apto aos tempos modernos, com capacidade de conectar-se a redes Wi-Fi, transmitir músicas via Bluetooth e até tocar faixas do Spotify.

YouTube video

No fim das contas, Dupont foi bem-sucedido, mas apenas depois de basicamente substituir todas as entranhas do iPod: do aparelho original, restaram apenas a carcaça e a Click Wheel, com todo o conjunto restante substituído por um Raspberry Pi Zero, um conector Micro-USB, uma tela monocromática e uma bateria interna de 1.000mAh — ou seja, podemos discutir o quão iPod é esse iPod, mas que a peripécia é interessante, ah, isso é.

Publicidade

Uma vez montados todos os componentes internos do iFrankenstein, Dupont precisou apenas criar e instalar uma versão personalizada do Spotify, utilizando as APIs disponibilizadas pela própria plataforma. O “novo” iPod é capaz de conectar-se normalmente ao serviço, acessando a busca, playlists, músicas, artistas e álbuns salvos do usuário; o Bluetooth se encarrega de transmitir a reprodução para qualquer fone de ouvido ou alto-falante sem fio próximo.

Dupont gastou menos de US$100 no projeto, e disponibilizou o código-fonte do cliente personalizado do Spotify no GitHub. No Hackaday.io, também é possível obter mais informações técnicas de como reproduzir o feito do desenvolvedor — caso você tenha todo o conhecimento, tempo e instrumentos necessários nas mãos, claro.

Quem vai?

via Engadget

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Oferta: MacBook Pro (M1) com 27% de desconto!

Próx. Post

Apple TV+: série da WeWork terá Anne Hathaway e Jared Leto

Posts Relacionados