O lançamento do macOS Monterey não tem sido tão suave para a Apple: já tivemos até mesmo um bug (já corrigido) que inutilizava algumas máquinas no processo de update, e várias outras falhas menores aqui e ali. Recentemente, uma faixa de usuários passou a notar um novo problema — especificamente, um com o Adobe Fonts no aplicativo Creative Cloud.
Nos fóruns de suporte da Adobe, alguns usuários notaram que, ao acessar a área “Gerenciar Fontes” do app Creative Cloud, a tela simplesmente congela na mensagem “Carregando Adobe Fonts…”, sem jamais carregar as fontes de fato. Isso, claro, torna impossível que você veja quais fontes estão instaladas ou desinstalar as que você não quer mais.
Outros usuários relataram sofrer com problemas semelhantes — a maior parte dos afetados parece ter máquinas com chips M1 [Pro/Max], o que indica que o problema está ligado à versão da Creative Cloud para Apple Silicon. Em alguns casos, reinstalar ou reparar o aplicativo (o que pode ser feito acessando o utilitário Uninstall Adobe Creative Cloud) foi suficiente para resolver o problema; em outros, não.
Por fim, a solução definitiva foi descoberta pelo usuário defaultiwv19aq8h7r3
, e ela envolve usar um utilitário pouco conhecido chamado Creative Cloud Cleaner Tool. A empresa traz, nessa página, todas as instruções completas para rodar o programa (incluindo as precauções anteriores para evitar a perda de dados), mas basicamente, basta baixar o app, selecionar a opção Creative Cloud Desktop e clicar na opção “Cleanup selected”.
Uma vez “limpo”, o aplicativo Adobe Creative Cloud deverá voltar a funcionar normalmente e você poderá administrar suas fontes como de costume. Boa sorte!
via 9to5Mac