O melhor pedaço da Maçã.

Governo zera impostos de importação de roteadores Wi-Fi 6 até 2025

A decisão visa impulsionar a expansão e modernização das redes de comunicação no país
Shutterstock.com
Bandeira do Brasil

O Governo Federal anunciou ontem que as alíquotas de imposto de importação foram zeradas para uma série de equipamentos, incluindo os roteadores Wi-Fi 6 e outros dispositivos de tecnologia.

Publicidade

A resolução, assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, presidente do Comitê de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), foi publicada no Diário Oficial da União e é válida até 31 de dezembro de 2025.

A decisão visa impulsionar a expansão e a modernização das redes de comunicação no país, estimulando o acesso à internet de alta velocidade e promovendo avanços tecnológicos. Segundo o Governo, os produtos envolvidos tinham uma alíquota média de 11%; o foco são aqueles que não têm fabricação no Brasil.

Segundo informações da Associação Brasileira de Internet (Abranet), além dos roteadores Wi-Fi 6, a medida abrange também outros itens de informática, que podem incluir telefones IP, centrais de comando sensíveis ao toque, mesas, refletores, instalações elétricas, microfones, alto-falantes, telas e câmeras de alta definição, controle remoto, entre outros.

Publicidade

A resolução do Gecex também abrange terminais de fibra no padrão XGS-PON, que permite velocidades simétricas de download e upload de até 10Gbps. Além disso, switches, modems, sensores para soluções agrícolas e telas para educação conectada também foram contemplados.

É válido destacar que os roteadores mencionados na resolução não são do padrão 6E, que é compatível com a faixa de 6GHz disponibilizada para uso não licenciado no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com a redução das alíquotas de importação, espera-se que haja um aumento na disponibilidade e na adoção desses equipamentos no mercado brasileiro. Isso deverá proporcionar aos consumidores uma experiência de conectividade aprimorada, impulsionando o uso da internet e promovendo a inovação tecnológica no país.

via Folha de S.Paulo

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Elon Musk anuncia Linda Yaccarino como nova CEO do Twitter

Próx. Post

Promoções na App Store: 2 Players 1 Device, AI Art Filters, Barcode Basics e mais!

Posts Relacionados