O melhor pedaço da Maçã.

Woz adere à campanha #deleteFacebook e compara Apple favoravelmente à empresa de Mark Zuckerberg

Steve "Woz" Wozniak

Não tem para onde correr: o assunto do momento no mundo da tecnologia é o escândalo de privacidade do Facebook. E, onde está o assunto do momento no mundo da tecnologia, seja ele qual for, está o incomparável cofundador da Apple, Steve Wozniak.

Publicidade

Em uma breve entrevista ao jornal USA Today, Woz acrescentou seus dois centavos acerca do imbróglio e foi categórico ao anunciar que está juntando-se à campanha #deleteFacebook, na qual usuários do mundo inteiro (dos mais “comuns” aos mais poderosos) estão apagando suas contas na titânica rede social como resposta ao escândalo do compartilhamento silencioso de dados — que pode ou não ter influenciado as últimas eleições dos Estados Unidos.

Os usuários fornecem todos os detalhes de suas vidas ao Facebook, e o Facebook faz um monte de dinheiro em publicidade com isso. Os lucros são todos baseados nas informações dos usuários, mas os usuários não recebem de volta absolutamente nada desse lucro.

Woz explicou que não apagará efetivamente sua conta e, em vez disso, simplesmente a suspenderá por tempo indeterminado — pela simples razão de que não quer que ninguém tome seu nome de usuário, stevewoz: “Eu não quero que ninguém pegue, nem outro Steve Wozniak.”

O guru tecnológico ainda acrescentou que preferiria ter uma versão paga do Facebook em que a empresa não se aproveitasse dos seus dados pessoais, aproveitando para fazer uma comparação negativa da gigante de Mark Zuckerberg em relação à gigante que ele mesmo cofundou:

Publicidade

A Apple ganha o dinheiro dela com produtos bons, não com você. É como eles dizem: no Facebook, você é o produto.

Ou seja, pela primeira vez em algum tempo, podemos ver Woz concordando inteiramente com Tim Cook em algum aspecto — pra vocês verem como o passo em falso do Facebook foi grave. Zuckerberg pode falar o que quiser (e, pessoalmente, eu até acho que ele está certo em muitas das suas colocações), mas é inegável que sua empresa mergulhou num mar de lama donde será difícil sair rapidamente ou da mesma forma que entrou.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Opinião: por que empresas e desenvolvedores estão “abandonando” o Apple Watch?

Próx. Post

Aplicativo MyTherapy permite a criação de um diário da sua saúde

Posts Relacionados