O Facebook anunciou ontem os resultados do seu (forte) primeiro trimestre de 2021, em grande parte devido ao aumento do preço dos anúncios. Durante a divulgação, os executivos da rede social afirmaram que a Transparência do Rastreamento de Apps (App Tracking Transparency, ou ATT) da Apple terá um impacto “administrável” nos seus negócios a partir deste trimestre. As informações são do Business Insider.
O CFO1Chief financial officer, ou diretor financeiro. do Facebook, Dave Wehner, disse que a empresa espera “um aumento na segmentação de anúncios em 2021 devido mudanças regulatórias e em plataformas” — com destaque para a atualização do iOS 14.5, que introduziu oficialmente a ATT.
Já a COO2Chief operating officer, ou diretora operacional. Sheryl Sandberg explicou que o Facebook está fazendo um “trabalho enorme” para se preparar para as mudanças na publicidade personalizada, defendendo que esse sistema “é bom para pessoas e empresas”.
Estamos trabalhando muito para nos preparar. Estamos trabalhando com nossos clientes para implementar a API3Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da Apple e nossa própria API de medição de eventos agregados para mitigar o impacto das alterações do iOS 14. Estamos reconstruindo elementos significativos de nossa tecnologia de anúncios para que nosso sistema continue a funcionar quando tivermos acesso a menos dados no futuro.
Wehner também aproveitou a oportunidade para criticar a plataforma da Apple, e disse que o Facebook também enfrenta problemas com as APIs privadas da Maçã — as quais, segundo ele, beneficiam única e exclusivamente os próprios produtos e serviços da Apple.
A Apple tem uma série de APIs privadas em hardware e software que beneficiam seus próprios produtos e serviços de maneiras desafiadoras. Enfrentamos esse problema com nossos produtos de mensagens e até mesmo com os produtos de hardware que estamos lançando. Portanto, geralmente não achamos que essa abordagem fechada seja a melhor para a indústria do ponto de vista da inovação.
Antes da implantação da ATT, o Facebook lançou uma campanha tentando colocar a Apple como “inimiga” das pequenas empresas — indo tão longe a ponto de promover anúncios em grandes jornais americanos condenando o novo recurso.
Mais recentemente, o CEO4Chief executive officer, ou diretor executivo. do Facebook, Mark Zuckerberg, começou a minimizar o impacto potencial do sistema da Maçã, afirmando, inclusive, que as mudanças poderiam beneficiar a plataforma.
O Facebook afirmou que vai liberar a solicitação para rastrear usuários em seus aplicativos progressivamente — até lá, vale deixar claro, a empresa não poderá rastrear ninguém.
via ZDNet
Notas de rodapé
- 1Chief financial officer, ou diretor financeiro.
- 2Chief operating officer, ou diretora operacional.
- 3Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.
- 4Chief executive officer, ou diretor executivo.