O melhor pedaço da Maçã.

Apple confirma que removerá web apps na União Europeia com o iOS 17.4

Rokas Tenys / Shutterstock.com
Tela de início de iPhones

A Apple confirmou que vai parar de oferecer suporte a web apps na União Europeia, a partir do iOS 17.4, em resposta à Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA). Antes, a alteração era vista como um bug.

Publicidade

Devido à nova legislação, que permite aos desenvolvedores dos países que compõem o bloco lançarem suas lojas de aplicativos e navegadores com motores diferentes do usado no Safari, a Maçã indicou que criar um sistema seguro para suportar essas mudanças exigiria um desenvolvimento complexo. A empresa optou por não seguir esse caminho.

O sistema iOS tradicionalmente suporta web apps na tela de Início, utilizando o WebKit e sua arquitetura de segurança. Isso garante que tais aplicativos sigam o modelo de segurança e privacidade dos aplicativos nativos, com isolamento de dados e controles de privacidade específicos por site.

Sem essas medidas, web apps mal-intencionados poderiam acessar indevidamente dados de outros aplicativos ou funções do dispositivo sem consentimento. Para manter a segurança com motores de navegador alternativos, seria necessário desenvolver uma nova arquitetura de integração, inexistente no iOS atualmente […].

Ainda segundo a companhia, permitir web apps de navegadores desconhecidos poderia trazer riscos de segurança, como a possibilidade de softwares maliciosos acessarem informações de outros apps ou serem instalados no dispositivo sem o usuário saber.

Aliado ao fato de que poucas pessoas realmente usam os web apps, a Apple decidiu remover essa função na União Europeia. No entanto, ela garante que será possível salvar atalhos para sites na tela de Início.

Publicidade

Portanto, em conformidade com o DMA, removemos o recurso de web apps na UE. Os usuários europeus ainda podem acessar sites pelo ícone na tela de Início, com impacto mínimo na funcionalidade. Esperamos que poucos usuários sejam afetados, mas lamentamos qualquer inconveniência causada aos desenvolvedores e aos usuários devido a essa adaptação à DMA.

Essa decisão também afeta o Safari (o navegador proprietário da Maçã), devido à exigência da DMA para tratamento igual de todos os navegadores, impedindo que ela ofereça suporte exclusivo do recurso ao software. Em fase de testes, o iOS 17.4 deverá chegar para todos os usuários em março.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após Zuckerberg, diretor de tecnologia da Meta também critica o Vision Pro

Próx. Post

YouTuber remove tela de MacBook Air para usá-lo com o Apple Vision Pro

Posts Relacionados