Talvez você não saiba, mas hoje em dia o YouTube recebe 13 horas de novos vídeos a cada minuto, através de contribuições de usuários do mundo todo. Não é à toa que é difícil não encontrar alguma coisa que você procura por lá.
Diante de tanto conteúdo, há de se encontrar uma forma de promovê-los internamente, de maneira que criações bacanas não dependam exclusiva e diretamente de comentários e divulgações em outros sites populares. Para isso, o Google anunciou hoje um novo modelo de patrocínio de vídeos, disponível para seus parceiros, anunciantes e usuários em geral.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hTffb8OF8_U[/youtube]O “YouTube Sponsored Videos” seria como um AdWords para o YouTube e, da mesma maneira que ocorre em buscas do Google, vídeos relevantes aparecerão por lá como “patrocinados” e serão cobrados via CPC (Custo Por Clique). Atualmente, cerca de 2,5 bilhões de requisições de buscas são feitas mensalmente no YouTube.
Usuários podem promover tanto o seu canal como um todo, quanto vídeos específicos enviados para o YouTube. Nas configurações do serviço, é possível definir uma verba de publicidade diária e o máximo que você quer gastar por clique, já que o sistema funciona em formato de leilão.
Chad Hurley também tem algo a dizer sobre a novidade:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SkxTwPG0X2Q[/youtube]Quem disse que o YouTube não daria dinheiro? 😉