O melhor pedaço da Maçã.
Sergei Elagin / Shutterstock.com
App da VK

Maior rede social da Rússia é removida da App Store [atualizado]

A Apple removeu o maior aplicativo de rede social da Rússia, o VKontakte, da App Store, bem como vários outros aplicativos da desenvolvedora russa VK, após a última rodada de sanções do Reino Unido contra empresas e conglomerados russos devido a desdobramentos da invasão à Ucrânia.

Publicidade

Em um comunicado [Google Tradutor] fornecido aos seus usuários, a VK informou que, se um aplicativo já estiver instalado em um dispositivo compatível, ele continuará funcionando. No entanto, é possível que o app apresente problemas com notificações ou pagamentos.

A desenvolvedora também informou aos usuários que eles podem continuar usando o VKontakte em navegadores móveis e nos aplicativos para desktops.

Os especialistas da VK estão trabalhando nisso. Nos últimos meses, implementamos atualizações importantes em nossos principais produtos que permitirão que os aplicativos permaneçam relevantes por muito tempo.

A VK continuará a desenvolver e oferecer suporte a aplicativos para iOS. Nossos especialistas fazem de tudo para manter e continuar melhorando o conforto do usuário.

Em resposta ao The Verge, o porta-voz da Apple, Adam Dema, confirmou que os aplicativos da VK foram removidos e suas contas de desenvolvedor, encerradas.

Publicidade

Esses aplicativos estão sendo distribuídos por desenvolvedores controlados por uma ou mais partes sancionadas pelo governo do Reino Unido. Para cumprir essas sanções, a Apple encerrou as contas de desenvolvedor associadas a esses aplicativos e os aplicativos não podem ser baixados de nenhuma App Store, independentemente da localização. Os usuários que já baixaram esses aplicativos podem continuar a usá-los.

É interessante observar que os aplicativos da VK já conquistaram uma posição muito privilegiada no ecossistema da Apple. No ano passado, entrou em vigor uma lei russa a qual exigia que as empresas de tecnologia pré-instalassem aplicativos aprovados pelo governo em dispositivos vendidos no país. A Apple concordou, adicionando uma tela ao processo de configuração do iPhone que mostrava uma lista de aplicativos de empresas russas — incluindo vários aplicativos da VK, a exemplo da sua rede social, um cliente de email e um assistente digital.

No início deste ano, a Apple parou de vender seus produtos na Rússia e tornou certos aplicativos de notícias russos inacessíveis em outros países, além de suspender o funcionamento do Apple Pay na região.

Atualização19/10/2022 às 12:25

A Apple restaurou recentemente os aplicativos da desenvolvedora russa VK, segundo informações do The Guardian.

Publicidade

Ainda não está claro o motivo de a Apple ter decidido distribuir novamente os apps, já que a propriedade do VKontake (maior rede social russa) e do Mail.ru não mudou desde que os aplicativos foram removidos — e as sanções iniciadas pelo governo britânico continuam valendo.

Veremos quais serão os próximos capítulos.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

2ª temporada de “Hello, Jack!” chegará ao Apple TV+ em 7/10

Próx. Post

Ex-diretor processa Apple alegando discriminação por idade

Posts Relacionados