Recentemente, diversas pesquisas interessantes sobre o mundo Apple foram divulgadas. Abaixo, destacamos algumas:
90% dos aplicativos disponíveis na App Store são gratuitos
Que as pessoas adoram conteúdo de graça, isso não é nenhuma novidade. Mas uma pesquisa da Flurry mostra que isso está cada vez mais evidente e acaba, é claro, impactando nos ganhos de desenvolvedores.
Se entre 2010 e 2012 a quantidade de apps gratuitos disponíveis na App Store variou entre 80% e 84%, em 2013 o número chegou a 90%.
As pessoas querem conteúdo gratuito mais do que elas querem evitar anúncios ou ter conteúdo da mais alta qualidade possível.
Isso nos leva ao segundo gráfico:
Como podemos ver, usuários de Android continuam dispostos a desembolsar ainda menos que usuários de iOS. Enquanto a média de preços na loja do Google está em US$0,06, na App Store ela está em US$0,19 (para iPhones/iPods touch) e em US$0,50 (para iPads).
E tem gente que acha fácil fazer um app, vender milhões de cópias e se tornar uma Rovio Entertainment da vida… 😛
Mais informações sobre o recente estudo da Flurry podem ser encontradas no blog da empresa.
Publicidade: iPhones continuam gerando muito mais dinheiro do que aparelhos com Android
Outro estudo interessante — feito pela Opera Mediaworks — afirmou que, mesmo com uma menor parcela do mercado, o sistema operacional móvel da Apple ainda domina quando o assunto é monetização.
No geral, o iOS captura quase 44% de todas as impressões de anúncios e quase a metade de todas as receitas. No entanto, quando o comparativo envolve apenas telefones (iOS e Android), as impressões de anúncios são praticamente iguais, com pouco mais de 30% cada. Em 2012, o Android ficou um pouco à frente do iOS (31% vs. 29%), mas o iPhone retomou a liderança — pelo menos por enquanto. Todavia, em monetização, o iPhone supera o Android com folga (36,4% vs. 27,8%).
A Apple ainda é a principal fabricante de dispositivos móveis, com 43,8% de todas as impressões servidas em seus dispositivos. A Samsung aparece em segundo, com 17,4%. Entre tablets, não existe competição: a Apple tem 91,2%, enquanto a Samsung tem 6,1% — mostrando mais uma vez que as pessoas podem até ter tablets rodando Android, mas que esses aparelhos devem estar guardados na gaveta.
Mais informações sobre o recente estudo da Opera Mediaworks podem ser encontradas no site da empresa.
Google Play ultrapassa App Store em número de downloads
Já a pesquisa da App Annie nos mostra que o Google Play já ultrapassou a App Store em número de downloads — os dados cobrem o segundo trimestre de 2013 (abril, maio e junho).
Contudo, mesmo ultrapassando a loja da Apple em downloads, o faturamento da loja de apps do Google ainda está muito atrás.
Como curiosidade, a App Annie criou diversos rankings destacando os cinco principais países em número de downloads e faturamento em ambas as lojas. O Brasil figurou apenas na quinta posição em volume de downloads no Google Play.
Para outras informações como categorias mais rentáveis, entre outras coisas, confira a pesquisa completa da App Annie.
[via TechCrunch, 9to5Mac, Silicon Beat]