O melhor pedaço da Maçã.
MacBook Pro com Remote Play do PS4

Testamos o recurso Remote Play, que promete espelhar a tela do PlayStation 4 no seu Mac/PC

Lembra dos bons velhos tempos em que a TV era o centro de toda interação familiar e todos os dispositivos eletrônicos mais desejados do mercado eram destinados a ser conectados nela? Bom, os tempos mudaram. Hoje em dia a televisão não é mais o hub do lar, e em vários sentidos ela está deveras escanteada, embora algumas empresas queiram mudar isso.

Publicidade

Uma coisa não mudou, entretanto: os estresses que acontecem quando duas pessoas querem ver coisas diferentes na TV — e se você, como eu, tem só uma televisão em casa, este problema é elevado à décima potência.

Bom, se o seu interesse é jogar, um recurso da Sony tem o potencial de salvar a sua sanidade mental e o bom relacionamento com seus familiares ou companheiros de casa. Estou falando, é claro, do Remote Play, funcionalidade que estreou há alguns anos exclusivamente para o malfadado PS Vita, depois expandiu-se para os smartphones e tablets da companhia japonesa e, finalmente, no primeiro semestre deste ano, chegou a Macs e PCs.

Eu passei as últimas semanas com um PlayStation 4 com o intuito principal de testar o Remote Play, e a seguir responderei a pergunta que não quer calar: dá pra dispensar de vez a TV e passar a jogar somente pela tela do seu computador?

Publicidade

YouTube video

Configuração inicial

A Sony já ganha pontos inicialmente por criar um esquema de configuração bem simples, que pode ser feito por qualquer pessoa sem o mínimo de conhecimento técnico. O primeiro passo é, naturalmente, baixar o utilitário do Remote Play no seu computador — no caso dos Macs, ele é compatível com os OS X Yosemite/El Capitan e o macOS Sierra; a lista completa de requisitos do sistema pode ser lida aqui.

Com o PS4 ligado e conectado à mesma rede Wi-Fi do computador, basta ativar a opção “Habilitar Uso Remoto” dentro do menu “Configurações de conexão para o Uso Remoto”, nas configurações do console. Depois, é só abrir o programa, conectar o DualShock 4 ao Mac/PC por meio do cabo USB usado para recarregá-lo e pressionar a tecla “Options” no controle para que o aplicativo comece a procurar consoles próximos. Uma vez detectado, a conexão é feita automaticamente e a tela do videogame aparecerá como num passe de mágica no seu computador.

No meu caso, esta busca sempre funcionou muito bem e o PlayStation foi detectado em poucos segundos; caso o programa teime em não achar o seu console ou você esteja em uma rede Wi-Fi diferente, é possível gerar um código na tela do videogame (na opção “Adicionar dispositivo”, também dentro do menu “Configurações de conexão para o Uso Remoto”) — então basta clicar na opção “Registrar manualmente”, no aplicativo, para digitar o código e estabelecer a conexão sem maiores problemas.

Publicidade

As preferências do aplicativo não oferecem muitas opções, mas o essencial está presente: além do básico de conectar/desconectar a sua conta do PlayStation Network e escolher se será possível utilizar o teclado do computador nos jogos, é possível escolher a resolução da transmissão (360p, 540p, 720p e 1080p) e a taxa de quadros (padrão ou alta — neste segundo caso, o recurso de gravação de partida fica desativado durante o uso remoto, por algum motivo).

Estas configurações de qualidade são importantíssimas para tentar estabelecer uma transmissão minimamente utilizável. O que nos leva ao ponto mais importante…

Desempenho

Obviamente, nenhum tipo de configuração inicial simples ou opção de configuração efetiva adianta em alguma coisa se o desempenho do recurso deixa a desejar. E, infelizmente, as notícias que eu tenho neste sentido não são das mais animadoras: nos meus testes, pelo menos, o Remote Play não apresentou performance satisfatória o suficiente para ser considerado minimamente utilizável.

Publicidade

GIF mostrando o desempenho do Remote Play

Antes de entrar nos pormenores do desempenho do Remote Play, permitam-me um adendo: eu tenho um Wii U (e eu gosto muito dele, não precisam rir de mim). Portanto, sou acostumado a desligar a TV e jogar videogame diretamente de uma outra tela (no caso, a do controle). Claro, estamos falando de coisas diferentes — a conexão do Wii U com o gamepad é diferente da do Remote Play e se eu me distanciar mais que 5 metros do console, a transmissão falha e cai. O fato é: eu me acostumei a uma transmissão absolutamente estável e à prova de falhas, e qualquer coisa diferente disso, eu sei, afeta profundamente a experiência de uso de qualquer um.

Estou falando tudo isso para ilustrar a necessidade, durante uma sessão de jogatina, de se obter uma transmissão que seja, acima de tudo, estável — a estabilidade é ainda mais importante que a resolução nesta tarefa, por exemplo. E neste ponto o Remote Play peca, e muito: todas as vezes que eu tentei jogar pelo Mac converteram-se num exercício de frustração, com uma transmissão absolutamente instável, de baixa resolução e que invariavelmente caía depois de, no máximo, alguns minutos.

Você pode sugerir que este problema é causado pela minha rede doméstica, mas não é o caso: quando o computador e o PlayStation estão no mesmo recinto, conectados à mesma rede Wi-Fi, o Remote Play não depende das velocidades de upload e download do plano de internet — o próprio roteador encarrega-se de estabelecer uma conexão própria entre os dois dispositivos, no caso.

De qualquer forma, eu tentei levar o Mac a outro ambiente e conectá-lo a outra rede Wi-Fi para ver se as coisas melhoraram, mas nada feito: inicialmente a qualidade do streaming até pareceu melhorar, mas logo tudo degringolou novamente, a imagem começou a apresentar congelamentos e em seguida a conexão caiu como um todo. No geral, em nenhum momento da minha experiência com o Remote Play foi possível jogar alguma coisa com a TV desligada por mais de um minuto — o que é bastante desanimador.

Conclusão

Serei curto e grosso: o Remote Play, ao menos comigo, simplesmente *não* funcionou a contento. Se você está querendo comprar um console e está na dúvida entre um PlayStation 4 e um Xbox One, por exemplo, não deixe que este recurso torne-se preponderante na sua escolha (obviamente não estou querendo dizer aqui que o PS4 é inferior ao seu principal concorrente — de fato, em termos gerais, eu penso justamente o contrário), pois ele simplesmente não é algo confiável.

Remote Play do PS4 rodando no Mac

Por outro lado, se você já é dono de um PS4, testar o Remote Play com suas próprias mãos não vai tirar pedaço: não custa absolutamente nada, o utilitário é leve, não ocupa espaço no computador e a configuração é muito simples. Quem sabe você não acaba tendo resultados melhores do que os meus…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple planeja abrir um segundo centro de pesquisa e desenvolvimento na China em 2017

Próx. Post

Nova Zelândia é o 11º país a suportar o Apple Pay

Posts Relacionados