O melhor pedaço da Maçã.

Audacity 3.2 chega com suporte a M1/M2 e novos recursos

Audacity

É muito difícil falar em edição de áudio em computadores sem mencionar o Audacity, e é por isso que a expectativa para o lançamento de uma versão do aplicativo compatível com Macs equipados com Apple Silicon era muito grande.

Publicidade

Após dois longos anos de espera, a novidade finalmente chegou com o lançamento da versão 3.2 do software — atualização que traz tanto o suporte aos chips proprietários da Maçã quanto outros recursos muito bem-vindos.

Começando com o suporte ao Apple Silicon: assim como acontece com qualquer aplicativo compatível nativamente com a nova arquitetura, o software deverá rodar com melhor desempenho e velocidade, mas a Audacity faz algumas ressalvas.

A primeira delas é que os plugins desenvolvidos para o app em arquitetura x86 não funcionarão na versão ARM — eles precisarão de complementos compatíveis com a nova arquitetura.

Publicidade

Como levará um certo tempo para que os desenvolvedores portem seus plugins para que eles se tornem compatíveis, o Audacity para macOS continuará sendo disponibilizado em uma versão para Intel na página de downloads da empresa.

Quem quiser contar com a versão ARM, portanto, deverá baixar o software na página do Audacity no GitHub — aqui está o link direto [DMG] para primeira (e única) versão ARM do app (3.2), caso você tenha interesse.

Mais novidades

A outra grande novidade que está chegando ao Audacity são os Efeitos em Tempo Real. Nas versões anteriores, ao aplicar um efeito em determinada faixa, o áudio era alterado sem a possibilidade de se realizar edições posteriores. Era preciso retirar todo o efeito, efetuar mudanças, e aplicá-lo novamente, o que limitava a eficácia do app em projetos maiores e com muitas faixas.

Publicidade

Com os Efeitos em Tempo Real, é possível realizar alterações a qualquer momento — o que pode ser feito facilmente clicando no botão de efeitos, na barra lateral. É possível reorganizá-los, silenciá-los ou removê-los do projeto a qualquer momento.

YouTube video

Outra novidade é a possibilidade de compartilhar gratuitamente arquivos de áudio através do novo serviço do Audacity, o audio.com. O recurso permite exportar e compartilhar facilmente áudios gravados e/ou editados pelo app usando um link especial — dispensando serviços de terceiros para realizar essa tarefa.

via Manual do Usuário

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Review: Base One Max e outros produtos da Nomad

Próx. Post

Quanto eu economizo assinando o Apple One após o reajuste no Brasil? [setembro de 2022]

Posts Relacionados